Planetário Rubens de Azevedo abre novos horários a partir desta quinta (14)
Em virtude da alta demanda durante o período das férias, o Planetário Rubens de Azevedo, que segue disponibilizando sessões gratuitas, de quinta a domingo, adicionou novo horário às quintas e sextas-feiras. Com a ocupação limitada a 45 lugares por sessão, o acesso às sessções será feito mediante a retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do espaço, no dia das exibições, por ordem cronológica das sessões, a partir das 16h. Embora tenham classificação livre, as ações infantis são sugeridas para crianças com idade a partir de 6 anos.
Neste mês, às quintas e também aos sábados e domingos, às 17h, a criançada poderá conferir “ABC do Sistema Solar – Novas Aventuras”. A sessão “A Quinca, o Pititi e o Albireu” é apresentada às sextas, aos sábados e domingos, sempre às 18h. “Até as Fronteiras do Universo” segue exibida às quintas, 18h, e aos sábados e domingos, às 19h. Também recentemente integrada à programação, “A Procura pela Vida. Estamos Sozinhos” será exibida às sextas, 18h, e aos sábados e domingos, 20h.
Alinhado com o último decreto estadual, o acesso à programação permanece condicionado à apresentação do passaporte vacinal com pelo menos a 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante) e o documento de identificação com foto. Em virtude do novo aumento do número de casos do coronavírus, o Planetário pede aos seus visitantes que utilizem máscara.
Sessões
ABC do Sistema Solar – Novas Aventuras
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma “estrela cadente” e, logo, uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada “Observador”, que as conduz por uma rica viagem pelos planetas do Sistema Solar. Rumo a novas aventuras, elas verão novas e impressionantes imagens da Terra vista do espaço, dos planetas e da Via Láctea, todas obtidas pelas sondas espaciais e pelo HST (Telescópio Espacial Hubble).
A Quinca, o Pititi e o Albireu
Os irmãos Quinca e Pititi partem para uma aventura no espaço. Na nave deles está Albireu, um supercomputador que vai guiá-los nessa viagem cósmica. Juntos, eles conhecem de pertinho a Lua, os planetas do Sistema Solar e seguem viagem rumo ao espaço intergaláctico, onde uma grande surpresa e uma série de aventuras acontecem.
Até as Fronteiras do Universo
É uma sessão que transforma o momento no planetário em um Espaço Virtuarium. Levando o visitante a uma viagem imaginária que conduz o público desde os mais antigos conhecimentos astronômicos dos povos antigos às modernas descobertas da astrofísica, através de belíssimas imagens do oceano cósmico, obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble. Oportunidade para o visitante ficar atualizado com o que há de mais moderno sobre o universo.
A Procura pela Vida – Estamos Sozinhos?
Enquanto os humanos contemplarem o cosmos, nos perguntamos se estamos sozinhos no universo. As mitologias antigas e a ficção científica contemporânea apresentaram respostas imaginativas, mas como a ciência moderna aborda essa questão?
PROGRAMAÇÃO
Quintas-feiras
17h – ABC do Sistema Solar – Novas Aventuras” (sessão infantil)
18h – Sessão “Até as Fronteiras do Universo” (sessão juvenil-adulta)
Sextas-feiras
17h – Sessão “A Quinca, o Pititi e o Albireu” (sessão infantil)
18h – Sessão “A Procura pela Vida. Estamos Sozinhos?” (sessão juvenil-adulta)
Sábados e Domingos
17h – ABC do Sistema Solar – Novas Aventuras” (sessão infantil)
18h – Sessão “A Quinca, o Pititi e o Albireu” (sessão infantil)
19h – Sessão “Até as Fronteiras do Universo” (sessão juvenil-adulta)
20h – Sessão “A Procura pela Vida. Estamos Sozinhos?” (sessão juvenil-adulta)
Serviço: Programação de julho no Planetário Rubens de Azevedo
Sessões às quintas e sextas, às 17h e 18h, e sábados e domingos, às 17h, 18h, 19h e 20h
Acesso gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), com distribuição iniciada a cada dia de programação, a partir das 16h, até o limite de 45 lugares por sessão. À medida que cada sessão for esgotando, será iniciada a distribuição de acessos para as sessões subsequentes.
Mais informações: (85) 3488.8639 e no site do Planetário Rubens de Azevedo (www.