Pisa na Fulô, Quadrilha do Neno e Fogo Jovem abrem as disputas do Campeonato Estadual Ceará Junino em Sobral
Mais de 20 quadrilhas juninas de 17 municípios do Ceará se apresentam até domingo, quando serão conhecidas as três melhores quadrilhas de 2024
A cidade de Sobral, conhecida como a Princesinha do Norte por sua rica tradição cultural e econômica, está recebendo o Campeonato Estadual Ceará Junino, que iniciou ontem (25) e vai até domingo (28) . O evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), reunirá mais de 20 quadrilhas juninas de 17 municípios do Ceará ao longo dos quatro dias de intensas e alegres disputas.
A competição tem como objetivo selecionar as três melhores quadrilhas do estado em 2024, proporcionando um verdadeiro espetáculo de cores, danças e tradições juninas. A noite de estreia teve início na Vila Cinematográfica, onde os visitantes foram recepcionados com a Feira de Artesanato e Mercado da Roça: Mestra Dona Rita, com o melhor do artesanato local e expositores da culinária típica junina, das 18h às 00h.
Na Arena Princesas e Tapuios, palco principal do evento, a festa começou com a apresentação da quadrilha infantil convidada Maria Flor de Pentecoste. O coreógrafo Romário Albuquerque, conhecido como Romário da Mazé, acompanhou de perto os últimos ajustes da primeira quadrilha a brilhar no quadrilhódromo. “É uma grande expectativa estar aqui hoje abrindo o Campeonato Ceará Junino, o principal festival do estado. É uma honra ser a única quadrilha infantil desta noite e um prazer imenso porque está tudo muito bonito”, disse ele. A Dança do Boi está entre as principais tradições da cidade, e também foi representada pela apresentação do grupo de reisado Boi Paz no Mundo.
O pontapé inicial das competições foi dado pela quadrilha junina representante de Sobral, a tradicional Pisa na Fulô, que surgiu em 2002 e reúne jovens de diversos bairros da cidade. “ É um prazer imenso dançar em casa . A nossa expectativa é a melhor possível porque o espaço promete uma grande festa e o São João continua brilhando. Nesses 22 anos de história, estamos representando este ano como tema “Sobral”, justamente na nossa cidade”, celebra Nazareno Luís, presidente da quadrilha junina. Na primeira noite de competições, também se apresentaram a Quadrilha do Neno (Parambu) e Fogo Jovem (Itapipoca), encantando o público presente. No palco Vitrola Junina – Rapaz Latino Americano, o show Forró das Antigas, com Iara Pamella, Lucinha Owens, Joelma Rios e Bete Nascimento fechou a noite de estreia não deixando ninguém parado.
Nesta sexta-feira (26), a programação inicia com o Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”, na Casa da Cultura de Sobral, das 14h às 16h, com os debatedores Reginaldo Silva, Kennedy Aquino e mediação de Simone Passos. Estão previstas rodas de conversa com os temas: São João de Maracanaú: o maior São João do Planeta e Festival de Quadrilhas Uruoca (FGU): o maior São João do interior do Ceará. Também haverá exibição do documentário “Mestras das Tradições Junina”, da União Junina do Ceará.
A noite reserva ainda mais emoções, com a quadrilha infantil Junina Encanto da Serra de Meruoca e a quadrilha da diversidade Arraiá Cumade Chica, também de Meruoca. A competição seguirá com apresentações das quadrilhas Arraiá do Conselheiro de Quixeramobim, Flor de Coroatá de Croatá, Beira Lixo de Camocim, Caju Artes de Itapiúna e Fiapo de Trapo de Cascavel.
O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas é uma iniciativa da Secult Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e produção da Assum Preto Produções. A programação completa está disponível no perfil do Instagram @festejocearajunino e no site da Secult Ceará (www.secult.ce.gov.br).
Serviço
Programação Vila Cinematográfica
Feira de Artesanato e Mercado da Roça: Mestra Dona Rita
26 a 28 de julho – das 18h às 00h
Programação da Arena Princesas e Tapuios
26/7 – sexta-feira
19h – Quadrilha Infantil Junina Encanto da Serra (Meruoca)
20h – Quadrilha da Diversidade Arraiá Cumade Chica (Meruoca)
21h – Arraiá do Conselheiro (Quixeramobim)
22h – Flor de Coroatá (Croatá)
23h – Beira Lixo (Camocim)
00h – Caju Artes (Itapiúna)
01h – Fiapo de Trapo (Cascavel)
27/7 – sábado
19h – Arraiá da Juventude (Ipú)
20h – Explosão Nordestina (Fortaleza)
21h – Ceará Junino (Fortaleza)
22h – Zé Testinha (Fortaleza)
23h – Império Nordestino (Milagres)
00h – Folia no Sertão (Itatira)
01h – Filhos da Roça (Crateús)
28/7 – domingo
18h – Flor do Caju (Pacajus)
19h – Festeja Siará (Quixeré)
20h – Geração Junina (Iguatu)
21h – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)
22h – Filhos do Sol (Jaguaruana)
23h – Arraiá do Bairro Ellery (Fortaleza)
00h – Show com Forró da Diretoria
01h – Resultado Final
Programação do palco Vitrola Junina – Rapaz Latino Americano
26/7 – sexta-feira
23h – Show Eveline Ximenes na Vitrola Junina Rapaz Latino Americano
27/7 – sábado
00h – Show Fervilhando na Vitrola Junina Rapaz Latino Americano
28/7 – domingo
22h – Show: Regional Viver é uma arte “Quadrilha Estrela do Luar (Sobral)”
Programação Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”
Data: 26, 27 e 28 de julho, sexta, sábado e domingo
Local: Casa da Cultura | Cine Faulb Rangel | Galeria Amarela (Av. Dom José, 881 – Centro, Sobral).
26 de julho, sexta-feira
Horário: 14h às 16h – Reginaldo Silva, Kennedy Aquino e mediação de Simone Passos
– São João de Maracanaú: o maior São João do Planeta
– Festival de Quadrilhas Uruoca (FGU): o maior São João do interior do Ceará
– Exibição do documentário “Mestras das Tradições Junina”, da União Junina do Ceará
27 de julho, sábado
Horário: 10h às 12h – Mesa “Patrimônio Cultural e Políticas Públicas no São João do Ceará”
– A diversidade junina na Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha;
– O Ceará Junino: uma política pública em perspectiva;
Exibição do documentário “As Histórias dos Antônios que não são santos”, de Marcos Evangelista.
28 de julho, domingo
Horário: 10h às 12h – Roda de Conversa “O São João e as Quadrilhas Juninas de Sobral”, com mediação de Mestre Raimundo Claudino
– Estrela do Luar, Flor do Campo, Luar do Sertão, Pisa na Fulô e outras.