Pesquisa Nacional de Saúde – Pessoas com deficiência
PNS 2019: Ceará tinha cerca de 949 mil pessoas com algum tipo de deficiência
A partir da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, estimou-se em 949 mil o número de pessoas de 2 anos ou mais de idade com deficiência relacionada a pelo menos uma de suas funções, no Ceará. Esse número representava 10,6% da população de dois anos ou mais de idade.
Dentre as Grandes Regiões, o percentual de pessoas com deficiência na Região Nordeste foi de 9,9%; na Região Sudeste, 8,1%; na Região Sul, 8,0%; na Região Norte foi de 7,7%; e na Região Centro-Oeste foi de 7,1%. Na Região Nordeste, observou-se que todas as Unidades da Federação tiveram percentuais acima da média nacional. Conforme o Gráfico 1, destacou-se o Estado de Sergipe, onde 12,3% da população com 2 anos ou mais de idade eram pessoas com deficiência.
Ao redor dos 40 anos de idade, há um aumento significativo no percentual de pessoas com deficiência, indicando os primeiros indícios do processo de envelhecimento e consequentemente uma perda em suas funções visuais, auditivas, motoras e intelectuais. Comparando os dois grupos (população total e população com deficiência), verifica-se também uma predominância de pessoas mais jovens na população em geral, enquanto entre as pessoas com deficiência, predominam as pessoas mais velhas.