Pesquisa IPDC | Dia dos Namorados deve movimentar R$ 240 milhões no comércio de Fortaleza
O resultado coloca a data comemorativa, junto da Páscoa e do Dia dos Pais, como uma das mais importantes para o comércio
Os fortalezenses estão dispostos a comemorar o Dia dos Namorados. É o que revela a pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia dos Namorados, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE. O levantamento aponta um potencial de faturamento de R$ 240 milhões no comércio varejista com a compra de presentes, registrando um crescimento de 14,4% em relação às vendas do ano passado.
O histórico da pesquisa mostra um potencial de consumo na Páscoa de R$ 240 milhões e, no Dia dos Pais, de R$ 245 milhões, ambos em 2023. As três primeiras datas do ranking são Natal, Dia das Mães e Black Friday. A particularidade do Dia dos Namorados, de acordo com o IPDC, é a elevada proporção de entrevistados que planejam comemorar, amplificando o impacto econômico da data no setor de serviços.
37,5% dos consumidores têm intenção de comprar presentes
De acordo com a pesquisa, 37,5% dos consumidores têm intenção de comprar presentes, sendo os produtos mais mencionados:
● Artigos de vestuário e acessórios (33,1%)
● Cosméticos e itens de perfumaria (20,2%)
● Chocolates, doces e bombons (14,4%)
● Calçados, cintos e bolsas (12,5%)
● Flores (6,7%)
● Relógios (6,5%)
O valor médio de gasto com presente é de R$ 295, com a maioria (55,5%) preferindo pagar à vista, utilizando dinheiro, pix ou cartão de débito. O cartão de crédito será utilizado por 42,2% dos consumidores, seguido pelo crediário (2,0%).
Locais e dias preferidos de compra
Os locais preferidos para compra incluem shopping centers (54,0%), lojas de rua e galerias comerciais (20,4%) e centros comerciais (16,4%). Esta diversidade sugere a importância de estratégias de marketing específicas para diferentes tipos de estabelecimentos e localizações.
Quanto às datas de compra, a maior parte (47,3%) não tem um dia específico em mente, mas os sábados (28,3%) são os preferidos, seguidos por sexta-feira (10,1%) e domingo (9,2%). Essa informação pode orientar estratégias de promoção e eventos de vendas aos finais de semana, quando o comércio deve experimentar maior movimentação.
Restaurantes e serviços
Além dos presentes, a intenção de comemorar o Dia dos Namorados é alta, com 40,1% dos entrevistados planejando celebrar a data em restaurantes, que são os locais preferidos para essa comemoração. Aproximadamente 170 mil casais procurarão uma mesa para almoçar e, principalmente, para jantar, o que sugere uma intensa atividade nesses estabelecimentos.
Em síntese, de acordo com a pesquisa, o Dia dos Namorados em Fortaleza promete ser uma data significativa para o comércio local, com um impacto econômico expressivo. A elevada intenção de compra e celebração entre os fortalezenses destaca a importância desta data, não apenas para o comércio, mas também para o segmento de serviços, especialmente restaurantes.