Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Pesquisa IPDC | Dia dos Namorados deve movimentar R$ 240 milhões no comércio de Fortaleza

O resultado coloca a data comemorativa, junto da Páscoa e do Dia dos Pais, como uma das mais importantes para o comércio

Os fortalezenses estão dispostos a comemorar o Dia dos Namorados. É o que revela a pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia dos Namorados, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE. O levantamento aponta um potencial de faturamento de R$ 240 milhões no comércio varejista com a compra de presentes, registrando um crescimento de 14,4% em relação às vendas do ano passado.

O histórico da pesquisa mostra um potencial de consumo na Páscoa de R$ 240 milhões e, no Dia dos Pais, de R$ 245 milhões, ambos em 2023. As três primeiras datas do ranking são Natal, Dia das Mães e Black Friday. A particularidade do Dia dos Namorados, de acordo com o IPDC, é a elevada proporção de entrevistados que planejam comemorar, amplificando o impacto econômico da data no setor de serviços.

37,5% dos consumidores têm intenção de comprar presentes

De acordo com a pesquisa, 37,5% dos consumidores têm intenção de comprar presentes, sendo os produtos mais mencionados:

 Artigos de vestuário e acessórios (33,1%)

 Cosméticos e itens de perfumaria (20,2%)

 Chocolates, doces e bombons (14,4%)

 Calçados, cintos e bolsas (12,5%)

 Flores (6,7%)

 Relógios (6,5%)

O valor médio de gasto com presente é de R$ 295, com a maioria (55,5%) preferindo pagar à vista, utilizando dinheiro, pix ou cartão de débito. O cartão de crédito será utilizado por 42,2% dos consumidores, seguido pelo crediário (2,0%).

Locais e dias preferidos de compra

Os locais preferidos para compra incluem shopping centers (54,0%), lojas de rua e galerias comerciais (20,4%) e centros comerciais (16,4%). Esta diversidade sugere a importância de estratégias de marketing específicas para diferentes tipos de estabelecimentos e localizações.

Quanto às datas de compra, a maior parte (47,3%) não tem um dia específico em mente, mas os sábados (28,3%) são os preferidos, seguidos por sexta-feira (10,1%) e domingo (9,2%). Essa informação pode orientar estratégias de promoção e eventos de vendas aos finais de semana, quando o comércio deve experimentar maior movimentação.

Restaurantes e serviços

Além dos presentes, a intenção de comemorar o Dia dos Namorados é alta, com 40,1% dos entrevistados planejando celebrar a data em restaurantes, que são os locais preferidos para essa comemoração. Aproximadamente 170 mil casais procurarão uma mesa para almoçar e, principalmente, para jantar, o que sugere uma intensa atividade nesses estabelecimentos.

Em síntese, de acordo com a pesquisa, o Dia dos Namorados em Fortaleza promete ser uma data significativa para o comércio local, com um impacto econômico expressivo. A elevada intenção de compra e celebração entre os fortalezenses destaca a importância desta data, não apenas para o comércio, mas também para o segmento de serviços, especialmente restaurantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.