Pescadores e marisqueiros participam de ações do Dia Mundial da Água
Em parceria com a ONG cearense Aquasis, a atividade contou com mais de 60 profissionais em atividades sobre a preservação ambiental, importância dos ecossistemas marinhos e primeiros socorros a animais que encalham na orla da praia.
A ArcelorMittal unidade Pecém reuniu mais de 60 pescadores e marisqueiras do Pecém (São Gonçalo do Amarante) para falar sobre a importância da vida aquática e as boas práticas em favor do ambiente marinho. A iniciativa aconteceu no dia 29 de março, em celebração ao Dia Mundial da Água, marcado em 22 de março. A atividade foi mediada pela ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), que atua há 30 anos na preservação da vida marinha em todo o litoral cearense.
“O investimento em sustentabilidade é visto pela ArcelorMittal como um pilar essencial para garantir um futuro mais justo e equilibrado para as próximas gerações, com especial atenção às comunidades que cercam nossas operações. Em parceria com a Aquasis, realizamos uma série de iniciativas focadas na educação ambiental e na preservação da vida aquática da região. Essas ações têm como objetivo promover a proteção do meio ambiente junto com o desenvolvimento social, criando um impacto positivo duradouro nas comunidades e nos ecossistemas locais, e fortalecendo a consciência ambiental”, destacou Patrícia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal unidade Pecém.
Diferentes gerações
Além dos empregados da empresa, que acompanharam a ação, o encontro reuniu o público na Colônia Z-6 na Praia do Pecém, que contou com a presença de pessoas de diferentes gerações e foi dividido em diversos momentos. Inicialmente, a Aquasis, parceira da ArcelorMittal em ações de conscientização ambiental, realizou uma palestra sobre a preservação da vida marinha, os problemas relacionados ao despejo de lixo no mar e a importância das ações de conservação.
O grupo participou ainda da visita a uma exposição montada pela ONG com fósseis de animais marinhos, dando a possibilidade de observar diferentes espécies. Além disso, como trabalhadores que atuam diretamente no mar, lidar com situações de emergência é uma necessidade primordial. Por isso, os participantes acompanharam uma oficina prática utilizando réplicas de animais para simular o atendimento de primeiros socorros a espécies que encalham nas praias, com foco em golfinhos e peixes-boi.
“As ações realizadas reforçaram o compromisso da ArcelorMittal com a gestão sustentável da água, conectando usina, comunidade e meio ambiente. O evento destaca as prioridades estratégicas da Gerência Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais, como a integração e o engajamento das equipes, o foco em iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança) e a apresentação de resultados e indicadores ambientais”, explica Tiago Dantas, analista de Meio Ambiente na ArcelorMittal unidade Pecém.
