Pegar a estrada nas férias e festas de final de ano exige cuidado redobrado com o veículo
O período das férias e das festas de final de ano iniciaram e muitas pessoas aproveitam para viajar de carro para o litoral, cidades do interior do estado ou até para outras cidades do Brasil. Nessa época, o fluxo de veículos nas rodovias estaduais e federais aumenta consideravelmente. O presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins, orienta que a realização da manutenção preventiva dos veículos antes de pegar a estrada é primordial para evitar que a viagem seja perigosa.
“Infelizmente, a falta de manutenção dos veículos é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. O comodismo e a rotina agitada faz com que muitos motoristas negligenciem as manutenções e inspeções periódicas de seus carros, mas isso pode custar muito caro e colocar vidas em risco durante uma viagem em família, por exemplo”, alerta.
Na revisão do veículo é essencial inspecionar o sistema de freios, o sistema elétrico, os fluidos, a bateria, os pneus, incluindo o alinhamento e balanceamento, além dos dispositivos de segurança. Segundo Eliardo Martins, são esses os principais pontos que deverão garantir uma maior confiança do motorista durante a viagem.
Nunca é demais lembrar…
Eliardo destaca que, durante as aulas de legislação dos alunos que estão em processo para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), são repassadas as orientações sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos, além de noções de direção defensiva para o motorista conseguir agir adequadamente em uma situação inesperada no trânsito ou enquanto trafega em rodovias.
“Na estrada o motorista não pode descuidar das leis de trânsito. Por mais que a estrada esteja boa para trafegar, ele deve sempre respeitar os limites de velocidade da via, manter uma distância segura do veículo da frente principalmente se a pista estiver molhada. As bagagens também devem ser colocadas apenas no porta-malas, pois em caso de acidente, um objeto solto na cabine o seu peso aumentará 25 vezes se for arremessado. Fora isso, o carro com sobrepeso faz com que o tempo de frenagem seja maior”, orienta.