Pedidos de empréstimo para empreender chegam a 58% no Ceará
Entre os estados brasileiros, Ceará foi o que mais se destacou em pedidos de crédito com essa finalidade, segundo levantamento da Provu.
O cearense vem se destacando pela sua veia empreendedora. Os pedidos para abrir uma empresa ou investir em um negócio já existente estão crescentes e lideram o ranking das motivações para solicitar um empréstimo no Ceará. De acordo com levantamento feito pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, 58% das solicitações recebidas no mês de maio, nesta região, foram para empreender ou investir em um negócio já existente. No mesmo período do ano passado esse número estava em 49%. Seguido do Ceará, aparecem Pernambuco, com 56,4%, e Bahia, com 55,9% nos pedidos com esse objetivo.
As requisições para a abertura e investimento em empreendimentos próprios seguem superando o pagamento de dívidas, que costumava ser a motivação mais comum entre os pedidos de crédito. “As pessoas estão em busca de outras formas de renda e muitas vezes encontram barreiras burocráticas para obter crédito para pequenos negócios. Falta de garantias e tempo de CNPJ são as principais razões que, muitas vezes, levam o empreendedor a buscar opções de financiamento como pessoa física”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Provu.
Os pedidos de empréstimo para pagamento de dívidas aparecem em segundo lugar no ranking do Estado, representando 20%, enquanto que em maio de 2021 estava em 25%, confirmando a tendência decrescente das solicitações com essa finalidade.
Por meio do levantamento, é possível verificar ainda que empréstimos para cobrir gastos com a casa também vêm apresentando queda no Ceará. Enquanto que no ano passado essa solicitação correspondia a 13%, neste ano está em 7,10%.
A Provu começou a operar no Brasil em 2015, e de lá para cá mais de R$ 750 milhões já foram emprestados, alavancando a vida de mais de 90 mil clientes.