Pauta l Atuação de Juscelino Filho será decisiva para consolidação do 5G no Brasil

Durante a cerimônia de posse, o novo Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se comprometeu a acelerar o processo de expansão de tecnologias no país O ministro pretende maximizar a implantação do 5G e garantir a ampliação do acesso à internet da população. O especialista em educação e tecnologia, Alfredo Freitas, acredita que a tecnologia 5G é um instrumento crucial para a inovação da educação.

Implementado gradualmente, o processo de substituição do sinal 5G, começou desde outubro do ano passado, onde cidades com mais de 500 mil habitantes foram contempladas e em dezembro as demais localidades. A nova tecnologia possibilita um melhor sinal de internet e qualidade de som e imagem. Alfredo Freitas, especialista em educação e tecnologia, acredita que esse investimento será extremamente positivo principalmente para a conectividade escolar.

“Recursos como vídeo aulas gravadas, plataformas online para interação, aulas online e ao vivo, além de outras ferramentas online estão ajudando as escolas e universidades brasileiras a manter a qualidade da educação. O ensino via internet é irreversível, por que já está se adaptando às salas de aula. A implementação e ampliação da tecnologia 5G será a grande aliada da educação, desde que os governos pensem conjuntamente na conectividade das escolas brasileiras”, explica Freitas.

A expectativa é que até o final deste ano a tecnologia chegue a todas as capitais. Segundo o Ministério da Comunicação (MCom), em um ano e meio as antenas estarão instaladas em cidades e metrópoles. O especialista Alfredo Freitas afirma que em algumas capitais em que a tecnologia já está em funcionamento, a conectividade precisa acompanhar a instalação da rede.

“Os impactos da tecnologia na educação, por exemplo, poderiam ter sido maiores se os investimentos necessários tivessem sido feitos para conectar as escolas no Brasil. A baixa conectividade, sem dúvida, representa um entrave para a consolidação dos benefícios que a tecnologia 5G poderia trazer para o sistema educacional brasileiro na modalidade remota, por exemplo”, afirma Alfredo Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar