Parque do Cocó em Fortaleza-CE sedia ação do Censo 2022 voltada a moradores de condomínios
Iniciada em março, a etapa de apuração do Censo Demográfico 2022 prevê o retorno dos recenseadores e supervisores aos domicílios onde os moradores estavam ausentes ou se recusaram a responder. Para viabilizar este trabalho, o IBGE tem buscado promover a conscientização das populações que residem em áreas com altas taxas de não-resposta.
Com o sucesso da ação realizada em março nos aglomerados subnormais (conhecidos como comunidades, favelas, palafitas etc), o IBGE buscou desta vez contemplar outra população que também tem sido um desafio para o Censo: os moradores de condomínios. Nesse sentido, o IBGE promoveu no último sábado (15) o Dia Nacional de Mobilização do Censo nos Condomínios. Em vários pontos do país, foram realizadas ações em áreas de condomínios de alto padrão, onde residem pessoas com faixa de renda mais alta.
Em Fortaleza-CE, a ação de sensibilização ocorreu no Parque Estadual do Cocó, localizado em uma região da capital com grande presença de condomínios, incluindo os bairros Cocó, Edson Queiroz, Aldeota, Meireles, Varjota e Papicu. Maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste, o Parque do Cocó é área de preservação permanente e recebe todos os dias centenas de visitantes interessados nas trilhas ecológicas, passeios de barco, atividades físicas e programações culturais.
Dessa forma, a ação promovida pela Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE) foi pensada de modo a não poluir o parque ou atrapalhar o passeio dos visitantes. Em vez de panfletos e caixa de som, foi utilizada uma faixa e o totem dos mascotes do Censo. Coordenadores do Censo, supervisores e recenseadores abordaram os visitantes, verificando aqueles que não haviam sido recenseados e imediatamente realizando o preenchimento do questionário. Também foram distribuídos alguns exemplares do Atlas Escolar para as famílias atendidas no local.