Os desafios e inovações no empreendedorismo no ramo literário

Distribuição é o maior desafio para obras impressas“, afirma Carol Diaz, Publisher das Celebridades

No atual mercado editorial, a distribuição de obras impressas se destaca como o principal desafio. “Com o fechamento de muitas livrarias, o espaço nas prateleiras se tornou extremamente concorrido. As livrarias não conseguem absorver todos os lançamentos, e todas as editoras querem que seus autores estejam presentes nessas estantes“, destaca Carol Diaz, Publisher das Celebridades e CEO da DISRUPtalks. “Nossos autores precisam buscar diferenciais competitivos, já que as livrarias só apostam na aquisição de autores procurados pelo público leitor“.

Para se adaptar às mudanças tecnológicas e ao crescimento do mercado de e-books e audiobooks, a publisher tem adotado algumas estratégias em sua editora. “Estamos nos adequando às necessidades do mercado e não temos medo de nos arriscar. Em 2022, lançamos nosso aplicativo de livros digitais, o LivroApp“, ressalta. No mercado de audiobooks, a editora optou por parcerias estratégicas em vez de produzir conteúdos próprios.

As redes sociais e o marketing digital impactam diretamente a promoção de livros e autores. “Sempre frisamos a importância do investimento em marketing digital e equipe de imprensa como um diferencial, principalmente para os novos autores, que precisam buscar meios e estratégias para se diferenciar nesse mercado tão competitivo”, enfatiza Carol.

Captar e manter leitores também é uma tarefa desafiadora. “O mercado está carente de boas histórias. Eu sinto dificuldade em me concentrar para assistir um filme e busco histórias reais, porque elas têm uma profundidade diferente dos demais gêneros. Hoje, minha busca é por histórias que prendam a respiração do público“, afirma a CEO. Ela recomenda a leitura do livro “Searching Desirrê – Minha jornada pela liberdade”, lançado em 2023, para os amantes de histórias impactantes.

Carol Diaz destaca a importância de uma editora no lançamento de um livro em comparação ao lançamento independente. “A principal diferença é a distribuição. Um livro independente costuma não ter um grande alcance comparado a um livro lançado por uma editora com canais de venda. Se você tem hoje um livro com muitos diferenciais, aconselho procurar uma editora“, conclui.

Carol Diaz

Publisher dos Famosos e CEO do DISRUPTalks

Instagram: @publishercarol | @disruptalks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar