Os desafios do pequeno negócio sustentável
Os desafios da pequena empresa no Brasil são muitos, e passam, entre outros, pelas questões fiscais, financeiras, de gestão, de pessoas, entre muitos outros. Adotar a política ESG, que significa social, ambiental e de governança, se mostra outro desafio a ser vencido.
Segundo dados de pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), em 2021, com a participação de líderes de companhias de diferentes portes, 95% dos entrevistados afirmaram já ter iniciado ações de sustentabilidade em suas empresas. Além disso, 68% reconhecem benefícios diretos decorrentes da adoção da agenda e 23% identificam benefícios indiretos.
Já levantamento que tem à frente o Sebrae, em parceria com o IBGE, observou que 74% das micro e pequenas empresas implementaram o controle do consumo de energia. Essa, que é a prática de sustentabilidade mais aplicada no universo das MPE, foi adotada até mesmo pelos negócios de menor porte, como os microempreendedores individuais, com a adesão de 71% desse público.
“Os negócios sustentáveis fazem parte de um novo modelo empresarial, onde produtos e serviços buscam de forma integrada o equilíbrio dos aspectos sociais, econômicos e ambientais, além de estratégias que ultrapassam a mera tecnologia, abrangendo todo o ciclo de vida do produto da matéria-prima à eliminação.
A sustentabilidade não diz respeito apenas ao meio ambiente. Um negócio sustentável e aquele que dá lucro e tem impacto social e econômico positivo”, disse a professora de Direito e consultora jurídica em ESG, Eveline Correia.
Entre as ações que a pequena empresa pode iniciar estão a coleta seletiva, o reuso de água, economia de energia, treinamento da equipe, utilização de transporte público ou redução de carbono, por exemplo. “Cada vez mais tem aumentado o consumo consciente ou como chamam os green consumer onde há um valor agregado ao produto ou serviço. Os custos da economia circular, ou seja, o retorno do princípio ativo do produto ao seu ciclo inicial, é compartilhado entre produtor e consumidor. O fato é que o empreendedor deve assimilar os conceitos de sustentabilidade desde o início do projeto, e de forma responsável comunicar aos consumidores e a sociedade a cadeia de produção”, disse a especialista.
Exemplo de empresas sustentáveis
Entre os exemplos de empresas sustentáveis estão a Klabin, uma empresa produtora e exportadora de papéis para embalagens e líder do setor no país.
A companhia é uma das empresas mais sustentáveis do Brasil e ganhou destaque no ranking global de sustentabilidade da S&P em 2022. A Klabin ficou na 22ª posição e alcançou a pontuação Ouro, ficando entre o 1% dos melhores desempenhos em ESG do setor.
Outro exemplo são a Lojas Renner, uma das maiores do varejo de fast fashion do país.
Junto com a Klabin, a Renner também conquistou a pontuação Ouro no ranking global de sustentabilidade 2022 da S&P, ficando na 60ª posição. “Mas empresas médias e pequenas também estão nesta onda verde. Vemos pequenos produtores rurais e agrícolas investindo em produção limpa e o consumidor está a procura destes produtos”, disse Eveline.