Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Os desafios do pequeno negócio sustentável

Os desafios da pequena empresa no Brasil são muitos, e passam, entre outros, pelas questões fiscais, financeiras, de gestão, de pessoas, entre muitos outros. Adotar a política ESG, que significa social, ambiental e de governança, se mostra outro desafio a ser vencido.
Segundo dados de pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), em 2021, com a participação de líderes de companhias de diferentes portes, 95% dos entrevistados afirmaram já ter iniciado ações de sustentabilidade em suas empresas. Além disso, 68% reconhecem benefícios diretos decorrentes da adoção da agenda e 23% identificam benefícios indiretos.
Já levantamento que tem à frente o Sebrae, em parceria com o IBGE, observou que 74% das micro e pequenas empresas implementaram o controle do consumo de energia. Essa, que é a prática de sustentabilidade mais aplicada no universo das MPE, foi adotada até mesmo pelos negócios de menor porte, como os microempreendedores individuais, com a adesão de 71% desse público.
“Os negócios sustentáveis fazem parte de um novo modelo empresarial, onde produtos e serviços buscam de forma integrada o equilíbrio dos aspectos sociais, econômicos e ambientais, além de estratégias que ultrapassam a mera tecnologia, abrangendo todo o ciclo de vida do produto da matéria-prima à eliminação.
A sustentabilidade não diz respeito apenas ao meio ambiente. Um negócio sustentável e aquele que dá lucro e tem impacto social e econômico positivo”, disse a professora de Direito e consultora jurídica em ESG, Eveline Correia.
Entre as ações que a pequena empresa pode iniciar estão a coleta seletiva, o reuso de água, economia de energia, treinamento da equipe, utilização de transporte público ou redução de carbono, por exemplo. “Cada vez mais tem aumentado o consumo consciente ou como chamam os green consumer onde há um valor agregado ao produto ou serviço. Os custos da economia circular, ou seja, o retorno do princípio ativo do produto ao seu ciclo inicial, é compartilhado entre produtor e consumidor. O fato é que o empreendedor deve assimilar os conceitos de sustentabilidade desde o início do projeto, e de forma responsável comunicar aos consumidores e a sociedade a cadeia de produção”, disse a especialista.
Exemplo de empresas sustentáveis
Entre os exemplos de empresas sustentáveis estão a Klabin, uma empresa produtora e exportadora de papéis para embalagens e líder do setor no país.
 A companhia é uma das empresas mais sustentáveis do Brasil e ganhou destaque no ranking global de sustentabilidade da S&P em 2022. A Klabin ficou na 22ª posição e alcançou a pontuação Ouro, ficando entre o 1% dos melhores desempenhos em ESG do setor.
Outro exemplo são a Lojas Renner, uma das maiores do varejo de fast fashion do país.
Junto com a Klabin, a Renner também conquistou a pontuação Ouro no ranking global de sustentabilidade 2022 da S&P, ficando na 60ª posição. “Mas empresas médias e pequenas também estão nesta onda verde. Vemos pequenos produtores rurais e agrícolas investindo em produção limpa e o consumidor está a procura destes produtos”, disse Eveline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.