Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Onda de empreendedores em meio à pandemia incentiva o aprendizado em gestão

País registrou o surgimento de 150 mil e-commerce desde março

 

Greg Reid, empresário, especialista em gestão e autor best-seller, comenta estratégias para empreender com sucesso no livro “Hackeando a Riqueza”, traduzido pela Editora AlfaCon

Com a crise econômica mundial provocada pela pandemia, empresas de todos os setores foram induzidas a adotar novas estratégias para permanecer no mercado e driblar a estagnação das atividades comerciais. O contexto de instabilidade financeira contribuiu para o país superar a marca de 13 milhões de desempregados, estimulando grande parte da população a procurar fontes de renda no empreendedorismo.

Para recuperar os ganhos suprimidos pela crise, o momento atual se mostrou como uma grande oportunidade para investir em sua própria empresa, e levou o Brasil a registrar o maior número de empreendedores da história. De acordo com uma estimativa feita pelo SEBRAE, cerca de 25% da população estará envolvida na abertura de um novo negócio até o final do ano.

Além disso, a organização também mostra que o país registrou a abertura de 150 mil lojas virtuais desde o início do isolamento, demonstrando que o crescimento da área se deu, sobretudo, por uma questão de sobrevivência, e não por uma questão vocacional.

Por conta disso, para a grande maioria dos brasileiros, aprender a administrar sua própria empresa está sendo um desafio. Sem formação específica ou base para estruturar o investimento, a busca por informação e orientação na área de empreendedorismo está cada vez maior. Cursos como marketing digital e gestão financeira estão entre os mais procurados durante a quarentena, e refletem a falta de instrução básica para começar a empreender no país.

Além da dificuldade prática e da falta de capacitação profissional, uma grande parte dos negócios ainda beira a informalidade. As empresas menos estruturadas e com baixo capital financeiro costumam ficar à margem do mercado e apresentar poucas perspectivas de crescimento, realidade de quase dois terços dos empreendimentos no Brasil.

E não são apenas os aspectos financeiros que representam um obstáculo para os empreendedores atuais. A pressão para enfrentar as adversidades do mercado faz com que os donos de negócios sofram de maneira mais aguda e desenvolvam transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Apesar de um cenário adverso para os negócios de modo geral, o empresário Greg Reid, autor de mais de 20 best-sellers internacionais e fundador da Secret Knock – companhia de eventos que promove palestras de grandes executivos mundo afora – acredita que é preciso transformar os obstáculos em oportunidades por meio da perseverança. Em publicações nas redes sociais, ele compartilha ensinamentos úteis para ajudar os mais inexperientes a aplicar estratégias simples e eficazes na gestão de negócios durante a pandemia.

Percebendo a forte receptividade do público, o empresário reuniu, com a ajuda de Gary Krebs, consultor literário, uma série de estratégias e informações e as compilou em um guia simples e dinâmico para quem deseja começar um negócio e torná-lo sólido no futuro. Em “Hackeando a Riqueza”, a obra, traduzida pela Editora AlfaCon, revela aos novos empresários as estratégias que milionários e bilionários utilizam para aumentar os lucros e garantir a estabilidade da corporação.

Por meio da democratização do acesso à informação sobre negócios, Reid acredita que é possível amenizar as desigualdades de mercado que as pequenas empresas sofrem, como os desafios da ilegalidade e da falta de recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.