Olcino Martins assume nova posição no Grifo FIDC
A Grifo Capital, grupo composto pelas empresas Grifo Asset, Grifo FIDC e Grifo Consultoria, anuncia a chegada do executivo Olcino Martins no Grifo FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios). Visando dobrar a carteira de crédito em 2024, a empresa fundamenta o estágio de expansão em uma abordagem técnica com gestão baseada em números. Nesse contexto ainda conta com a experiência marcada por realizações significativas no campo da consultoria estratégica e análise de crédito. Fernando Castelo Branco, sócio da Grifo Asset, destaca: “Olcino sempre desempenhou um papel organizacional muito forte dentro da Grifo, tem uma capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico e estratégico, comunicação eficaz e trabalho em equipe”.
Desde o início de sua gestão, Olcino já implementou modelos de análise quantitativa, análise de investimentos com Machine Learning e dashboards interativos para monitoramento de desempenho, seguindo uma cultura data-driven. Sua formação em Administração pela UNIFOR, com especialização em Finanças pela UFRJ e MBA em Finanças pela Saint Paul, complementa sua expertise profissional, preparando-o para auxiliar no crescimento do Grifo FIDC.
O que é o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)?
É uma modalidade de fundo de investimento cujo objetivo principal é a aquisição de direitos creditórios. Os direitos creditórios são títulos representativos de créditos originados por negócios realizados entre devedores e credores. Esses fundos são estruturados de forma a permitir que investidores possam aplicar em uma carteira diversificada de créditos, possibilitando acesso a ativos que, de outra forma, estariam indisponíveis para investidores individuais. Os FIDCs podem investir em diversos tipos de créditos, como duplicatas, cheques, contratos mercantis, entre outros, e são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).