O que é seguro saúde?

É comum que as pessoas se perguntem o que é seguro saúde e quais são suas diferenças para um plano.

 

Mesmo que ambos os serviços tratem do mesmo objetivo, isto é, prestar assistência médica e hospitalar, eles ainda contam com algumas características individuais para cada um.

 

Uma seguradora se difere de um plano na parte da rede pré-definida de atendimento. Em um seguro, o cliente escolhe onde será atendido, assim, a obrigação da seguradora é retornar este valor ao segurado.

 

Para que você entenda melhor sobre seguros de saúde, iremos falar neste texto sobre

esse tema e apresentar algumas características dessa modalidade de atendimento.

 

O que é um seguro saúde? O que ele oferece?

 

Num seguro de saúde, a operadora não oferece uma rede de atendimento pré-definida, mas sim, o cliente, tendo mais liberdade de escolher por onde ele será atendido, é reembolsado ao final de cada exame, consulta, tratamento ou cirurgia feita.

 

Temos três exemplos de modelos oferecidos pelas operadoras de seguros de saúde, sendo eles o Ambulatorial, o Hospitalar e o com Obstetrícia. Eles podem variar entre si e mudar de especificações de empresa para empresa, cobrindo partes diferentes.

 

Ambulatorial

 

Em casos ambulatoriais, o seguro tem custo resolvido, porém, ela não garante que o centro médico ofereça internações.

 

O modelo cobre a assistência médica em ambulatórios, consultórios e clínicas e atendimento de urgência e emergência por até 12 horas.

 

Esse modelo também permite passar por exames de imagem e procedimentos especiais, entre eles estão a hemodiálise e a quimioterapia.

Hospitalar

No modelo hospitalar, as internações são nos ambientes hospitalares, junto as diárias, não são limitadas e todo o custeamento da internação é coberta, como em casos de:

Internação em UTI;

Médicos;

Serviços de enfermeiras;

Exames complementares;

Transfusões.

Porém, esse plano não cobre consultas, exames e outros procedimentos, só será liberado se os tópicos forem relacionados às internações.

 

Hospitalar com Obstetrícia

 

No caso do plano com Obstetrícia, seu funcionamento é semelhante ao hospitalar, porém, tem o diferencial de que é possível fazer também exames que envolvem gravidez, como por exemplo:

 

  • Acompanhamento do pré-natal;

  • Assistência ao parto;

  • Assistência ao recém-nascido, natural ou adotivo, nos primeiros 30 dias.

 

Inclusive, você pode combiná-lo aos outros seguros, garantindo assim consultas, exames, procedimentos e internações sem qualquer tipo de limite.

 

Quais são as semelhanças com os planos de saúde?

 

Apesar de envolverem o assunto de saúde, planos e seguros tem suas diferenças, apesar das semelhanças. Ambos proporcionam:

Direito a procedimentos médicos particulares;

Período de carência definido antes de assinar o contrato, com a possibilidade de barganha com a operadora;

Cobertura de consultas, exames, emergências, tratamentos e cirurgias.

Porém, também existem algumas diferenças, pois, enquanto uma parte preza pelo atendimento em lugares pré-definidos, o outro visa deixar seus consumidores agirem, liberando a escolha, contando com reembolso.

Vantagens do seguro saúde

Contar com seguro de saúde faz com que o contratante usufrua não só com tranquilidade e segurança, mas também de outras vantagens.

Custo-benefício

Investir em planos de saúde pode custar bastante, por isso, optar por seguros de saúde pode ser uma vantagem, pois, por ser mais customizado, você só paga pelo que vai utilizar e quando precisar, contando com o reembolso.

Maior liberdade de escolha

Os seguros de saúde permitem se desprender de uma rede de atendimento pré-determinada pela empresa, logo, é possível escolher os profissionais e centros médicos variados.

Maior flexibilidade

Os seguros são menos rígidos, pois, conforme as regras da ANS, existe a possibilidade de usufruir de diversos módulos de coberturas, adaptados às necessidades do contratante.

Maior disciplina com gastos

O seguro costuma ser mais barato, reflexo da ampla liberdade de escolha. Mas, para que exista o custo-benefício, o contratante precisa de disciplina para manter uma reserva emergencial para cobrir o que necessitará.

Praticidade na hora de contratar

Embora exista o período de carência nos seguros de saúde, ainda é permitido utilizar alguns serviços de prontidão, a menos que tenham montantes maiores de reembolso.

Devo escolher planos ou seguros? Qual é a melhor?

Os seguros de saúde são boas alternativas para os que gozam de boa saúde e não costumam ir muito ao médico, pois o contratante só terá um gasto alto se precisar de atendimentos mais específicos, contando com o reembolso parcial da empresa.

Decidir entre planos e seguros não é questão de escolher entre o bom ou o ruim, a escolha varia muito por ser algo pessoal e precisa ser baseada no que o contratante mais precisar.

Se precisa ser atendido regularmente, gosta de ter uma lista fixa de lugares onde pode ser atendido e quer apenas pagar mensalidades a uma operadora, opte por um plano de saúde.

Agora, se você quer ter uma liberdade de escolha maior, sendo atendido onde gostar, uma seguradora será a melhor opção.

Meta: Muitos se perguntam o que é seguro saúde. Uma seguradora preza pela escolha do cliente, que decide onde será atendido e conta com um valor de reembolso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar