O momento é de diálogo !
Especialista indica que um bom alinhamento estratégico passa pela harmonia |
A falta de alinhamento estratégico atinge a maior parte das empresas, as vezes, algum departamento, uma diretoria ou profissionais individualmente. Isso porque alguém acredita, ou passa acreditar que trabalha numa empresa diferente dos demais profissionais da mesma empresa. Mas por que isso acontece ? Porque em algum momento a pessoa se perdeu na comunicação! O que foi alterado, o que foi modificado no objetivo inicial passou despercebido ou de forma distorcida por falta de entendimento, clareza, distanciamento ou até exclusão. Entender equivocadamente acontece com todo mundo. A questão é manter a ignorância sobre o que é correto por opção ou por falta do saber. Vivemos um momento em que o diálogo está raro e difícil. A polarização está em todos os cantos Os ânimos estão alterados e nossas posições pessoais estão interferindo no trabalho e no desempenho coletivo. Por isso, o professor de MBA da FGV e da ESIC Internacional, Luciano Salamacha identificou que falta de alinhamento acontece quando o diálogo nas empresas não é estimulado. Salamacha afirma que é urgente o momento de falar e de ouvir e orienta alguns passos para fazer um bom alinhamento com os colegas de trabalho e chefia. * Perceba o seu isolamento. A falta de comunicação pode ter partido de você. As pessoas não te ouvem mais é uma questão de causa e efeito. Talvez você tenha insistido em uma mensagem que precisa se renovar, que não funciona como antes. Avalie se os seus argumentos estão ultrapassados, se precisam de uma nova roupagem. Lembre-se que o mundo está se renovando rapidamente. * Entenda o processo, os interesses e objetivos individuais. Para criar um novo diálogo, uma nova roupagem na fala, é necessário comprender . Analise, estude, experimente novas estratégias dessa comunicação. *Mantenha a harmonia acima de tudo. Quando há harmonia , há compreensão e as pessoas ficam dispostas a ajudar. Quando há discórdia em nível de disputa ou pessoalidade, há preconceito, julgamento e cada um julga a luz da própria história, do conhecimento adquirido individualmente, do que acham certo e errado. Sua mensagem poderá ser distorcida propositalmente para te prejudicar ou emperrar o seu processo. Não alimente inimizades. * Peça ajuda. “Talvez eu precise de ajuda para me comunicar melhor”, “não quero criar atrito”, “quero que entenda que minha intenção é me fazer entender e compreender o que acontece com a empresa”. São frases que transmitem humildade, que podem desarmar o receptor e colocar nos trilhos um relacionamento ou situação que estava se desalinhando. * Assuma que a culpa é sua, quando for o caso. Quando a falta de alinhamento gera desculpas todo mundo quer sair do foco. A palavra “Desculpas” – vem do latim, DES significa afastar e é assim que acontece quando há uma crise. Então, se a comunicação está ruim assuma que você pode ter errado no caminho da compreensão. E que isso pode ter gerado o dissabor, o desencontro. * Elimine os pré julgamentos equivocados . Deixe claro que não quer entrar em confronto. Que a intenção é saber se se perdeu os objetivos iniciais e retomar. *Escute. Se desarme e coloque a bola no chão. Frases como “ Não quero questionar sua posição “ e “ Quero ouvir “ , podem levar a verdade. Esteja preparado para ela, se a verdade que ouvir, não for exatamente a que você quer ou concorda. Não se precipite . Avalie com calma, reflita antes de qualquer medida, divida com pessoas de confiança e mais experientes. * Elimine a ignorância do saber. Segundo o filósofo Jonh Rawls, para se alcançar o bem comum ou a liberdade individual temos que tirar “véu da ignorância” da nossa frente. Muitas vezes, o mantemos para nos autossabotar . Para o professor Salamacha, o pior é manter a mentira. A verdade, por pior que seja, nos liberta. Luciano Salamacha, que é consultor de grandes empresa no Brasil e no exterior, especialista em estratégia, afirma: “bem alinhado o resultado vem, o prazer de trabalhar se renova e novas oportunidades de relacionamento surgem podendo melhorar a carreira. Não meça esforços em se alinhar com a vida . “ Luciano Salamacha Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e multinacionais, Atua como consultor e palestrante internacional. É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação. Recebeu da FGV o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos. É um dos raros professores que fazem parte do “Quadro de Honra de Docentes”, da FGV Management. Também é professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Salamacha é coordenador de MBA de neurociências na ESIC Internacional, uma das mais importantes escolas de negócios da Europa. Luciano Salamacha é autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi pioneiro na América Latina em pesquisas sobre neuroestratégia e neurociência aplicada ao mundo empresarial. Mais informações sobre Luciano Salamacha no site www.salamacha.com.br e no seu canalwww.dicadosalamacha.com.br. |