Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

O esporte além das medalhas

(Por Abner Bezerra – Head de Marketing de NESCAU® e Bebidas da Nestlé Brasil)

 

A Olimpíada mais diferente da história finalmente chegou. Com um ano de atraso, é verdade. Com diversas adaptações, fato. E muitas restrições, infelizmente.

Do ponto de vista do marketing e comunicação, existem alguns pontos a considerar. Mesmo sem a presença de público nos locais da competição, a Olimpíada é um evento majoritariamente midiático. Força da sua essência global. Naturalmente, grandes marcas investem em campanhas digitais, parcerias de conteúdo com atletas e influenciadores. Nada de muito novo nesse horizonte, a não ser a cada vez maior penetração no público jovem.

Talvez o ponto mais importante a tratar não seja como chegar a esse jovem, mas como ser ouvido, ou melhor, entendido por ele.

O esporte, a Olimpíada, são meios poderosos. Mas, como imortalizou o barão Pierre de Coubertin há mais de um século, não se trata apenas de ganhar, mas de fazer parte. Trazendo para uma palavra tão em moda e tão importante atualmente, trata-se de incluir.

A essa altura você pode estar se perguntando, que raios isso tem a ver com marketing e marcas? Tudo.

O marketing de propósito é uma onda relativamente nova entre as marcas globais. Basicamente, é mais que vender o produto. É gerar e ofertar valor. É se conectar com o público-alvo compartilhando interesses e atendendo necessidades. Em uma palavra, é apoiar uma causa.

A Liga NESCAU® é um case de sucesso nessa iniciativa relacionada a marketing de conteúdo. Sua causa é levar valores do esporte a meninos e meninas, sabendo que eles replicarão junto a outros colegas e em casa.

Coragem, solidariedade, espírito de grupo, iniciativa, resiliência, entre outros valores do esporte ajudam a moldar um caráter social fortalecido, solidário e saudável.

A régua mais importante para afirmar que a Liga NESCAU® é um case está no engajamento. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidades, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Em 2019, foram 19 esportes e mais de 13 mil estudantes.

Aí veio a pandemia. As escolas fecharam e as crianças e jovens ficaram em casa. Dá para imaginar o tamanho do desafio de seguir em frente quando a base do seu evento, o encontro para competir, é vedado. A solução foi transformar a Liga NESCAU® no primeiro campeonato poliesportivo estudantil a migrar 100% para o digital. E que parecia uma tragédia para o nosso evento se transformou em oportunidade. Sem fronteiras físicas, levamos esporte, diversão e entretenimento para famílias em 71 cidades – sendo 23 capitais – de todos os estados brasileiros.

Deu tão certo que a proposta é migrar para um sistema misto quando tudo isso passar.

Saber adaptar-se é outra qualidade ensinada pelo esporte. Havíamos programado uma agenda intensa de ações e promoções ligadas a Tóquio/2020. Doeu engavetar boas ideias. Felizmente, outras surgiram. E algumas nascem justamente do fato de um evento como a Liga NESCAU® ir além do marketing de produto.

Como nosso propósito é inspirar crianças por meio do esporte, faz todo sentido contar com atletas no processo. São os famosos espelhos para as futuras gerações. Para isso, criamos os embaixadores da Liga NESCAU®. Grandes nomes do esporte aceitaram a parceria e nos ajudam a levar cada vez mais crianças e jovens a praticar atividade física. Por conta disso, podemos dizer que a Liga NESCAU® está na Olimpíada.

Tandara, do vôlei, Flavinha Saraiva, da ginástica artística, e Etiene Medeiros, da natação, são os embaixadores da Liga NESCAU® em Tóquio. Se no esporte estudantil o mais importante é aprender a se desenvolver, no alto rendimento nós queremos é ganhar. Por isso, nossa torcida é 100% Brasil e 1.000% para nossas embaixadoras. Até porque, quando retornarem do Japão cobertas de glória, com medalha ou não, serão uma fonte ainda maior de inspiração e exemplo para nossas crianças e jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.