O Centro Cultural Bom Jardim leva ao palco do Theatro José de Alencar o espetáculo Favela – O Boom do Vixxi!
O Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/CE, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, realiza por meio da sua Escola de Cultura e Artes (ECA) o espetáculo Favela: O Boom do Vixxi! em apresentação única e com entrada gratuita. A apresentação acontecerá no dia 06 de dezembro a partir das 19h no Theatro José de Alencar.
A Formação Básica de Longa Duração do Programa de Dança, levará aos palcos do Theatro José de Alencar mais de 90 alunos e alunas que fazem parte do curso, trazendo coreografias criadas a partir dos conteúdos estudados nas aulas, de forma inovadora e emotiva, na perspectiva de transmitir as histórias, as lutas diárias e a resiliência presente na vida das pessoas que vivem nas favelas.
A dança, como forma artística, transcende as barreiras linguísticas, permitindo uma conexão mais direta e visceral com o público, o espetáculo Favela é também um grito e festejo pelas vidas das periferias. O espetáculo não se limita a explorar as adversidades das favelas, ele destaca a importância dos direitos fundamentais que muitas vezes são negados a essas comunidades. Através da dança, o público é levado a refletir sobre a necessidade de garantir acesso igualitário à educação, saúde, segurança e outros elementos essenciais para uma vida digna.
Favela – O Boom do Vixxi!
Quando se pensa em favela, a expressão “vixe” pode ser quase instantânea e unânime entre aqueles que não ocupam esse espaço, enxergada como um lugar distante e à margem da sociedade.
O Favela surge do desejo de autoconhecimento, de potência e reconhecimento de poder do território do grande Bom Jardim e do cotidiano desses jovens que o apresentam.
“Pra mim, foi uma felicidade muito grande chegar aqui e encontrar uma comunidade com as crianças pulsando criação, pulsando invenção, e foi a partir desse meu desejo de conhecê-las, que surgiu no coletivo, esse desejo de falar de nós” afirma a professora Dayana Ferreira.
Esse espetáculo fala da favela como um veículo de comunicação e de luta, usa o palco e a dança como uma ampliação da perspectiva de vida, como ferramenta de alcance por um mundo melhor dentro e fora da comunidade do grande Bom Jardim.
O espetáculo Favela tem direção e concepção de Dayana Ferreira e coreografias de Dorotéia Ferreira, Dayana Ferreira e Jônatas Joca.
Confira a ficha técnica completa do espetáculo
Sobre a Escola de Cultura e Artes do CCBJ (ECA)
A Escola de Cultura e Artes/CCBJ é composta por seis Programas: Acessibilidade, Audiovisual, Cultura Digital, Dança, Música e Teatro. Os programas se solidificaram como essenciais no decorrer da história do equipamento, através da demanda da comunidade e análise técnica/pedagógica e estudo do setor de Formação.
O Programa de Dança do CCBJ propõe viabilizar o acesso aos saberes pertinentes ao universo da dança à comunidade do Grande Bom Jardim a partir de cursos livres em distintas técnicas e abordagens. Com foco prioritário nas danças cênicas, o Programa volta-se, hoje, a uma formação ampla, abarcando desde crianças, à jovens e adultos.
Serviço:
Espetáculo Favela – O Boom do Vixxi
Data: 06/12
Horário: 19h