O Boticário aposta na regionalização como estratégia de conexão com o consumidor
A marca firma o compromisso com a identidade brasileira por meio de incentivo à cultura, valorizando as características locais e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades da região
A compreensão das necessidades dos consumidores de forma individualizada faz parte da estratégia de negócios da marca, que considera essencial investir em datas sazonais e culturalmente relevantes em determinadas regiões do país como meio de aproximação do cliente. O Boticário, marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros*, investe na regionalização como forma de estabelecer uma relação genuína com os seus consumidores sem perder a sua essência e valorizando a cultura local.
Neste mês de junho, a marca reforça sua presença nas festividades nordestinas pelo sexto ano consecutivo, com a campanha voltada para o São João e que irá proporcionar experiências únicas ao público através de ativações nas maiores celebrações nordestinas, como São João de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) e por meio da rede de franqueados, em eventos em todos os estados do Nordeste. além de estar presente ativamente no Festival de Parintins, uma das principais festividades da região amazônica. Um movimento de negócio que já se consolidou como ferramenta dentro da marca, refletindo a integração e diversidade do país em campanhas e ações ao longo do ano.
O Boticário traz o amor entre seus pilares e reconhece a importância de compreender e respeitar as particularidades culturais de cada região. Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário, destaca que a participação em festividades como o São João e Parintins, é uma forma de estabelecer conexão emocional e afetiva com os consumidores, despertando sentimentos de nostalgia, alegria e pertencimento. “Para nós, esta é uma forma de fortalecer os laços com os consumidores, gerando engajamento e nutrindo conexões duradouras”, afirma.
Jacqueline reforça que essa, certamente, é uma das principais receitas que trouxe ao Boticário o status de marca mais amada e preferida dos brasileiros*. “Ao investirmos na cultura local, promovemos não apenas o desenvolvimento socioeconômico, mas também estabelecemos uma conexão mais autêntica com os consumidores, fortalecendo nossa imagem e reputação”, completa.
Regionalizar para se conectar
Em 2022, o São João de Caruaru, em Pernambuco (PE), gerou R$558 milhões em movimentação financeira, segundo a prefeitura do município, um impacto econômico 123% maior que em 2019, pré-pandemia. “Nesse contexto, é possível afirmar que, ao investir na cultura local, contribuímos, junto com outros stakeholders, para a diversidade cultural e para o desenvolvimento sustentável das regiões, além de se envolver ativamente com as comunidades e fortalecer a identidade corporativa”, afirma Jacqueline.
Dessa forma, o Boticário reconhece a importância de acompanhar em âmbito nacional e regional os hábitos e necessidades dos consumidores, que estão em constante mudança, além de antecipar tendências de consumo. “Produtos de qualidade, aliados à tecnologia, inovação e ao engajamento em agendas importantes, relacionados direta ou indiretamente ao mercado, são fundamentais para o avanço da sociedade. O nordeste do Brasil, por exemplo, abrange uma área de 1,5 milhões de km² com 56,7 milhões de habitantes, cerca de 30% da população brasileira, e possui uma diversidade de características que precisam ser consideradas”, afirma a executiva.
Com o objetivo de atender às necessidades dos consumidores, especialmente em relação à diversidade brasileira, o Boticário desenvolveu a fragrância Celebre, que possui alto desempenho em regiões mais quentes, mantendo a sensação de frescor “Os gostos olfativos podem mudar de acordo com cada região. O que é considerado agradável no Sul, onde as temperaturas são mais amenas, pode não ser para o Nordeste, onde as temperaturas são elevadas. Esse é, sem dúvida, um dos nossos principais diferenciais: entender os aspectos de cada região para termos produtos que agradam públicos de Norte a Sul do país. Não há dúvidas de que esta é uma tendência e nós do Boticário amamos desenvolver e descobrir”, afirma.
Identidade regional em cada pedacinho do Brasil
Assim como o Boticário trabalha estratégias com ações e produtos nas festas de São João, no Nordeste, também está atento aos outros estados brasileiros. Em Parintins (AM), o Festival Folclórico de Parintins conta com o apoio da marca desde 2018. Neste ano, uma série de ativações, trazendo destaque às cunhãs-porangas de cada boi, estão previstas pela marca durante as festividades que celebram não somente a cultura nortista, como a brasileira.
“O Brasil possui uma cultura muito diversa. É preciso que olhemos para todas as suas nuances. Estarmos envolvidos com as festividades e a cultura local, em contato direto com pessoas de todas as regiões, temos a oportunidade de valorizar símbolos regionais, como as cunhãs-porangas que representam os bois Caprichoso e Garantido, assim como suas cores e elementos de representatividade”, finaliza.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.
Fontes:
*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.