O Boticário anuncia equipes vencedoras do seu primeiro campeonato proprietário de e-sports e se torna a maior comunidade de beleza de uma marca brasileira no Discord
Endgame e Mooncats são as grandes vencedoras da Taça das Implacáveis, competição amadora de CS:GO, que reuniu 90 mulheres divididas em 18 times
Quando uma heroína cresce, milhões nascem. Com esse mote, o Boticário lançou, em setembro, a Taça das Implacáveis, o primeiro campeonato oficial, que contou com a participação de 90 meninas, reunidas em 18 times. Nesta semana, foram anunciadas as equipes campeãs, Endgame e Mooncats, classificadas em primeiro e segundo lugar, respectivamente. A competição, focada em CS:GO (Counter Strike-GO), faz parte do Heroínas do Game, movimento criado pelo Boticário para apoiar e promover o protagonismo feminino no cenário gamer. Entre as ações, está a criação da Comunidade das Heroínas, canal do Boticário no Discord, que já é considerada a primeira e maior comunidade de beleza de uma marca brasileira dentro do aplicativo, contando com mais de 500 integrantes.
Taça das Implacáveis: o primeiro campeonato gamer do Boticário
Os brasileiros estão cada vez mais conectados com jogos eletrônicos. Na última Pesquisa Game Brasil (PGB), o número de pessoas que afirmam ter nos jogos a principal diversão passou de 57,1% em 2020 para 76,5% em 2022. Embora o interesse pelos games esteja aumentando, o cenário é oposto quando se trata das mulheres: a participação feminina vem caindo, de 54% em 2020 para 51% em 2022. Além disso, mesmo sendo a maioria, elas representam apenas 10% nos campeonatos de e-sports.
Para contribuir com a mudança dessa realidade, O Boticário construiu o movimento Heroínas do Game e a sua primeira grande iniciativa: o campeonato Taça das Implacáveis, competição que ocorreu nos dias 22 e 23 outubro de 2022, na plataforma da Gamers Club, apresentado e transmitido no canal da influencer Amanda “AMD” Abreu, personalidade influente no cenário de CS:GO.
A equipe Endgame venceu a final por 2 a 0, com parciais de 16-5, numa partida MD3 contra a Mooncats, e levou o grande prêmio de R$ 3.500,00. Mesmo na liderança, a Endgame abriu mão dos demais prêmios destinados ao grande vencedor por já ter uma identidade de time e por conta de agenda, demonstrando empatia, sororidade e amor pelo game, princípios fundamentais para O Boticário. Assim, além do prêmio de R$ 1.500,00, destinado ao segundo lugar, a Mooncats, vice-campeã, recebe o rebrand em sua logo, o desenvolvimento de uma camisa profissional de time e um media day (filme + vídeo documentário sobre a equipe) que será somado a um grande highlight nas redes do Boticário, além de um fim de semana na Gaming House da equipe Black Dragons com tudo pago.
“A atitude da Endgame reforça que estamos no caminho certo ao apoiar o protagonismo feminino. O Boticário, marca que traz amor entre seus principais valores e a equidade como único caminho para o mundo que queremos conquistar, não poderia deixar de apoiar essas meninas tão talentosas, solidárias e apaixonadas pelo que fazem. Um slogan nunca fez tanto sentido; afinal, quando uma nova gamer cresce, milhões de outras se inspiram e nascem com ela. Essa é a mensagem que queremos passar”, comemora Marcela De Masi, diretora de branding e comunicação do Boticário.
Vencer no jogo é bom, mas conquistar o espaço merecido no cenário é ainda melhor. Segundo Vitória Castro, a “Vi” da Endgame, a atuação de marcas, como o Boticário traz mais visibilidade e, consequentemente, auxilia no crescimento do movimento feminino no game. “Quando se é mulher, é difícil lidar com a sociedade como um todo, e no mundo do e-sports não é diferente. Porém, estamos conquistando espaços de qualidade, e acredito que o futuro desse cenário é sermos reconhecidas pelo nosso jogo, pelo nosso trabalho, seja ele coletivo ou individual”, destaca.
Para Natália Silveira, a “nat1zão” da Mooncats, vice-campeã na competição, o campeonato oferece oportunidade de meninas, que ainda não são profissionais nesse cenário, serem notadas. “Não é só um jogo, é uma vida que construímos dentro do Counter Strike, seja pelas amizades, pelos treinos, seja pelas horas dedicadas. Sabíamos que não seria fácil, mas a confiança e empolgação das meninas fez tudo valer a pena para conseguirmos buscar o que estávamos dispostas”, complementa.
Outros campeonatos femininos da Gamers Club também foram patrocinados pelo Boticário. São eles: Goddess Cup (League of Legends e Wild Rift), Masters Feminina (CS:GO) e Game Changers (Valorant).
A comunidade das Heroínas do Game no Discord é a primeira e maior comunidade de beleza de uma marca brasileira dentro do aplicativo
Além da competição, o canal do Boticário no Discord, chamado de Comunidade das Heroínas, também superou as expectativas. São mais de 500 mulheres e pessoas não binárias participando, tornando o canal a primeira e maior comunidade de beleza de uma marca brasileira. Entre as ações realizadas está o Boti Talks, que promove conversas intimistas sobre o cenário feminino de e-sports, além de mix de jogos variados com influencers e pró-players, Get Ready Together (encontro virtual semanal descontraído com as meninas do servidor para se arrumarem para o fim de semana juntas e trocarem ideias de make, produtos e dicas entre si) e a Watch Party, que reúne as pessoas de forma remota para assistirem aos principais campeonatos femininos de e-sports.
Uma das principais ações no canal foi o Masterclass de CS:GO com a Camyy, jogadora profissional de CS:GO das Black Dragons, que realizou uma série de aulas no servidor da marca para garantir que as competidoras tivessem recursos e conhecimento para se desenvolver nas partidas. Em virtude disso, três times amadores que participaram do campeonato foram totalmente formados a partir das trocas no Discord, do Boticário. O canal continuará ativo com diversas ações sendo planejadas.
“A presença dessas mais de 500 mulheres no nosso canal do Discord comprova a força feminina no game e a necessidade de comunidades específicas para esse público. Por isso, queremos estar presentes e atuar de forma ativa e efetiva, criando oportunidades, gerando debates, estando no dia a dia de cada uma delas. Essa audiência nos mostra que essa rede de apoio e acolhimento tem um papel importante para elas e nos motiva a continuar”, completa Marcela.
Histórico do Boticário no universo gamer
Em 2021, O Boticário se tornou a primeira marca do segmento a apostar em ativações no Avakin Life – jogo de realidade virtual. Com uma loja hub in-game, a marca viu a plataforma como um canal para amplificar a presença na jornada dos consumidores por meio de novos formatos de interação. Em 2022, O Boticário voltou com sua loja dentro do Carnaval Avakin, além de outras iniciativas para celebrar a data. Também anunciou a parceria e o patrocínio ao time feminino da Black Dragons, que tem como CEO Nicolle Merhy – empresária, streamer e influenciadora digital.
A última ação do Boticário foi em julho junto à Eudora, no lançamento de uma nova frente de NFTs para comemorar o Dia do Batom. A iniciativa tornou as marcas as primeiras do segmento de beleza brasileiro a eternizar os consumidores em uma obra de arte digital e foi mais um passo importante para oferecer aos consumidores ações que unem tecnologia e inovação para gerar conexões genuínas.
#OndeTemAmorTemBeleza
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Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2021. Total no Brasil: 2.000 lares.
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.