O À La Carte em janeiro

Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos de Pedro Almodóvar,  A Gardênia Azul de Fritz Lang e novos episódios de Agatha Christie’s: Poirot são os destaques desse mês

ESTREIA 02 DE JANEIRO

Oliver Twist (Oliver Twist)

Reino Unido, 1948, Drama, 116 min, 12 anos

Direção: David Lean

Elenco: Robert Newton, Alec Guinness, Kay Walsh e John Howard Davies

Sinopse: Adaptado do conto clássico de Charles Dickens, o filme nos leva a acompanhar um órfão que passa de um aprendizado cruel para um covil de ladrões em busca de um verdadeiro lar.

Curiosidades: Embora Sir Alec Guinness tivesse trabalhado para David Lean anteriormente em “Grandes Esperanças” (1946), o diretor não conseguia imaginá-lo interpretando Fagin, até que Guinness o convenceu a conduzir um teste de câmera. “Ele apareceu não muito distante do que vemos no filme”, Lean comentou. “Claro que fiquei impressionado com isso e ele conseguiu o papel sem mais uma palavra”. Em sua busca para encontrar o Oliver perfeito, David Lean realizou uma seleção aberta no Victoria Palace, na qual recebeu cerca de mil e quinhentas inscrições e entrevistou quase todas, exceto oitenta delas. Nenhuma correspondia à imagem que ele tinha em mente para Oliver, mas em um golpe de sorte, o agente Ted Lloyd avistou o candidato ideal, John Howard Davies, na casa de um conhecido. Depois de atuar em filmes na infância, John Howard Davies seguiu o exemplo do pai roteirista e migrou para a televisão. Mas antes disso, ele serviu na Marinha Real e teve uma variedade de empregos, que incluíam escrivão da cidade, vendedor de carpetes e vendedor de óleo lubrificante.

Leste/Oeste – O Amor no Exílio (Flor De Mi Secreto)

Rússia/ Ucrânia/ França, 1999, Drama, Aventura, 120 min, 14 anos

Direção: Régis Wargnier

Elenco: Oleg Menshikov; Sandrine Bonnaire; Catherine Deneuve

Sinopse: 1946. Stalin tenta atrair os russos que emigraram para o Ocidente propondo anistia, passaporte soviético e a oportunidade de participar da reconstrução da URSS. Jovem médico, Alexeï convence a mulher, Marie, uma francesa, a tentar a aventura.

Curiosidades: Segundo filme do diretor Régis Wargnier indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, representando a França, sendo que o primeiro deles, “Indochina”, também com Catherine Deneuve no elenco, foi o grande vencedor nesta categoria no ano de 1993. Os dois principais atores russos (Oleg Menshikov e Sergey Bodrov) não falam francês e memorizaram todas as falas foneticamente. Cenas de treinamento e competição de nadadores foram filmadas na piscina do Clube Esportivo Central das Forças Armadas em Kiev. A cena do Ministério do Interior em Kiev foi filmada no Parque da Cidade de Sófia, ao lado da chamada “Casa do Partido” e do Ministério da Defesa da Bulgária.

O Fim de São Petersburgo (Konets Sankt-Peterburga)

URSS, 1927, Drama, 64 min, 14 anos

Direção: Vsevolod Pudovkin e Mikhail Doller

Elenco: Serguei Komarov, Ivan Chuvelev, Vera Baranovskaya e Aleksandr Chistyakov

Sinopse: Um camponês vem a São Petersburgo para encontrar trabalho. Ele involuntariamente ajuda na prisão de um velho amigo que agora é um líder trabalhista. O homem desempregado é preso e enviado para lutar na Primeira Guerra Mundial. Depois de três anos, ele retorna para se rebelar.

Curiosidades: Encomendado para celebrar o décimo aniversário da Revolução de Outubro, este filme consolidou Pudovkin como um dos principais diretores do cinema soviético. O filme retrata a ascensão dos bolcheviques ao poder em 1917, e o enredo cobre o período de 1913 a 1917. Este grande clássico faz parte da “trilogia revolucionária” de Pudovkin, juntamente com “Mãe” (1926) e “Tempestade na Ásia” (1928).

ESTREIAS 09 DE JANEIRO

Caminho da Vida (Shambhala)

Nepal, 2024, Drama, 150 min, 14 anos

Direção: Min Bahadur Bham

Elenco: Min Bahadur Bham

Sinopse: Em uma vila poliândrica do Himalaia, a grávida PEMA enfrenta o escrutínio enquanto seu marido desaparece. Com seu cunhado monge, seu esposo de fato, ela o procura na natureza, desvendando sua própria autodescoberta ao longo da jornada

Curiosidades: Segundo longa-metragem do diretor nepalês Min Bahadur Bham. Selecionado para o Festival de Berlim 2024 concorrendo ao Urso de Ouro de Melhor Filme, passando a ser o primeiro longa-metragem nepalês a competir em um grande festival e o primeiro filme do sul da Ásia em três décadas na principal competição da Berlinale. O longa de estreia do diretor, “Kalo Pothi: The Black Hen” (2015), foi a escolha oficial para representar o Nepal no Oscar (mas não foi indicado), tornando-se ainda o filme nepalês de maior bilheteria no exterior.

Encontro no Elba (Vstrecha na Elbe)

Vstrecha na Elbe, 1949, Guerra, 99 min, 14 anos

Direção: Grigori Aleksandrov

Elenco: Vladlen Davydov, Gennady Yudin, Lyubov Orlova e Boris Andreev

Sinopse: Após o histórico encontro de abril de 1945, entre as tropas aliadas dos EUA e da URSS, no Rio Elba, na Alemanha inimiga, as coisas azedam e os americanos rejeitam a amizade russa, começando a reinstalar os fascistas em sua nova aliada, a Alemanha Ocidental.

Curiosidades: Inicialmente associado a Sergei Eisenstein, com quem trabalhou como codiretor, roteirista e ator, Grigori Aleksandrov se tornou um grande diretor por mérito próprio na década de 1930, quando dirigiu “Jolly Fellows” e uma série de outras comédias musicais estreladas por sua esposa Lyubov Orlova .

O Caso Dominici (Underground)

França/ Itália, 1973, Crime, Drama, 105 min, 14 anos

Direção: Claude Bernard-Aubert

Elenco: Jean Gabin; Jeanne Allard; Gérard Depardieu; Michel Bertay

Sinopse: Este filme revisita o famoso Caso Dominici, que virou manchete em 1952: Um chefe de família chamado Gaston Dominici foi condenado à morte pelo assassinato de uma família de turistas ingleses ao longo de uma estrada que passava por sua propriedade, apesar da não existência de nenhuma prova material ou motivo para incriminá-lo.

Curiosidades: Baseado em acontecimentos reais, o filme teve locações em Ribiers e Peipin, nos Altos Alpes, onde os verdadeiros eventos ocorreram. Logo após a produção deste filme, o diretor Claude Bernard Aubert passou a realizar filmes pornográficos, assinando com o pseudônimo “Burd Tranbaree”. Em 1984, o diretor iniciou as filmagens do longa-metragem “The Chinese Junk”, com Lino Ventura no papel principal, produção interrompida por falta de dinheiro, e depois abandonada definitivamente devido a morte do ator. Antes de se tornar cineasta, Claude Bernard-Aubert foi repórter de guerra na Indochina, entre 1949 e 1954.

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Underground)

Espanha, 1988, Comédia, Drama, 88 min, 14 anos

Direção: Pedro Almodóvar

Elenco: Carmen Maura; Antonio Banderas; Julieta Serrano

Sinopse: Pepa Marcos, uma atriz de TV, está deprimida após ser abandonada pelo amante, Iván. Ele está prestes a viajar e pediu a Pepa que disponibilize sua mala para que alguém a pegue mais tarde, mas ela tem algo muito importante para lhe contar pessoalmente. Carlos, o filho de Iván, e Lucía, sua ex-namorada histérica, não sabem onde ele está. O caminho de todos começa a se cruzar numa confusão que envolve uma busca por terroristas xiitas, uma dose letal de gaspacho e um taxista que adora mambo. Mas será que Pepa conseguirá encontrar Iván a tempo?

Curiosidades: A relação pessoal de Pedro Almodóvar e Carmen Maura foi seriamente abalada durante as filmagens, experiência que a atriz chegou a definir como um “inferno em vida”. Demorou 18 anos para que eles fizessem as pazes e voltassem a trabalhar juntos, em “Volver” (2006). Victoria Abril recusou o papel de “Candela”, sendo substituída por Maria Barranco. Na cena de abertura, o filme que Ivan (Fernando Guillén) e Pepa (Carmen Maura) estão dublando para o espanhol é “Johnny Guitar” (1954), clássico estrelado por Joan Crawford, disponível no À La Carte. Por algum tempo, foi cogitado um remake americano deste filme, que seria dirigido por Richard Benjamin, com Jane Fonda e Paula Prentiss nos papéis vividos respectivamente por Carmen Maura e Julieta Serrano. Obra escolhida para representar a Espanha no Oscar 1989 de Melhor Filme Estrangeiro.

ESTREIAS 23 DE JANEIRO

A Gardênia Azul (The Blue Gardenia)

EUA, 1953, Filme Noir, Drama, 90 min, 14 anos

Direção: Fritz Lang

Elenco: Anne Baxter, Richard Conte, Ann Sothern

Sinopse: Uma telefonista acaba bêbada e à mercê de um canalha em seu apartamento. Na manhã seguinte, ela acorda de ressaca e com o medo terrível de ter cometido um assassinato.

Curiosidades: O filme foi concluído em apenas vinte dias. Para o papel principal masculino, o diretor Fritz Lang queria Dana Andrews (o detetive de “Laura”, noir disponível no À La Carte), mas, na época, ele estava dando uma pausa na carreira. Dorothy McGuire, Linda Darnell, Joan Fontaine, Margaret Sullavan e Vicky Lane foram todas consideradas para o papel principal neste filme – a maioria recusou. Durante sua cena de luta com Raymond Burr, Anne Baxter sofreu uma ruptura de ligamento. Embora as gardênias azuis sejam amplamente mostradas no filme, na natureza, a flor é de cor branca cremosa e suas pétalas delicadas ficando marrons rapidamente quando murcham.

A Garota Sobre a Ponte (La fille sur le pont)

Espanha/ USA, 1999, Drama, Comédia, 90 min, 14 anos

Direção: Patrice Leconte

Elenco: Vanessa Paradis; Daniel Auteuil; Frédéric Pfluger

Sinopse: Em uma ponte de Paris à noite, uma jovem com olhos lacrimejados se inclina sobre as águas geladas do Sena, fortemente tentada a pôr fim à sua vida sem sentido. De repente, do nada, surge por trás um estranho. É Gabor, um artista outrora brilhante, mas agora em decadência, precisando de uma nova parceira para suas performances.

Curiosidades: A sequência de abertura dura mais de 7 minutos com um monólogo de Vanessa Paradis. No comentário do DVD, o diretor Patrice Leconte revela que, para isso, foi necessária apenas uma tomada usando várias câmeras. Após o início das filmagens, Vanessa Paradis descobriu que estava grávida de sua primeira filha, Lily-Rose Depp (hoje uma atriz famosa), que nasceu dois meses após o lançamento do filme. Vanessa tinha acabado de começar a namorar Johnny Depp e permaneceu em um relacionamento com ele até 2012. A ação do filme começa na Passerelle Debilly, em Paris, e termina na Ponte de Gálata, em Istambul. Daniel Auteuil ganhou o prêmio César (o mais importante do cinema francês) por esta atuação. Nos cinemas franceses, o filme arrecadou 22,6 milhões de francos (equivalente a US$ 3,4 milhões). Em 2000, a Paramount Classics adquiriu os direitos de distribuição dele nos Estados Unidos, com lançamento limitado em poucos cinemas, no entanto, sua bilheteria arrecadou US$ 1.708.839, o que foi um ótimo resultado para um filme falado em língua não inglesa.

Um Mundo à Parte (Um Mundo à Parte)

Itália, 2024, Comédia, Drama, 113 min, 14 anos

Direção: Riccardo Milani

Elenco: Antonio Albanese, Virginia Raffaele

Sinopse: Após 40 anos lecionando na selva romana, um professor de escola primária consegue ser designado para uma escola composta por uma única classe, com crianças de 7 a 10 anos, no coração do Parque Nacional de Abruzzo. Graças à ajuda do vice-diretor e das crianças, ele supera sua inadequação metropolitana e se torna um deles. Quando tudo parece estar indo bem, no entanto, chega a notícia de que a escola fechará por falta de matrículas. Assim começa uma batalha para evitar seu fechamento de qualquer maneira.

Curiosidades: No primeiro mês de exibição nos cinemas italianos, o filme alcançou um resultado extraordinário com faturamento de mais de seis milhões de euros (6.065.482) e 900.850 espectadores.

ESTREIAS 30 DE JANEIRO

Desencanto (Brief encounter)

Reino Unido 1945, Drama, Romance, 86 min, 14 anos

Direção: David Lean

Elenco: Celia Johnson, Trevor Howard e Stanley Holloway

Sinopse: A mãe e dona de casa Laura Jesson conhece Alec Harvey em um café de uma estação ferroviária e logo surge uma atração. Embora ambos sejam casados, ficam tentados a cometer adultério, mas têm medo de arriscar seus casamentos por uma felicidade passageira.

Curiosidades: Indicado ao Oscar 1947 em três categorias: Melhor Diretor, Melhor Atriz (Celia Johnson) e Melhor Roteiro. Vencedor do Grande Prêmio (Melhor Filme) no Festival de Cannes 1946. Este filme marcou a primeira indicação de David Lean ao Oscar como diretor. Embora a história se passe em 1938, as filmagens aconteceram durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial, entrando em produção em janeiro de 1945. As filmagens foram concluídas em maio, com uma interrupção no dia 8 deste mês para comemorar a rendição da Alemanha. Celia Johnson não estava tão animada pelas quatro semanas de filmagens na estação ferroviária, mas sua opinião mudou quando chegou lá e o elenco e a equipe desenvolveram um grande espírito de camaradagem. Entre as cenas, ela geralmente jogava pôquer com a equipe ou fazia palavras cruzadas. Ela também ficou impressionada com a hospitalidade demonstrada pelo chefe da estação, que os deixou se aquecer em seu escritório durante as noites frias de inverno. O sucesso internacional deste filme fez da Estação Carnforth uma meca para fãs de filmes românticos. O relógio foi reconstruído a partir de peças originais encontradas em uma loja em Twickenham. O salão de chá onde Alec e Laura se conheceram é agora um centro de visitantes. De acordo com várias biografias de Billy Wilder, a cena deste filme em que o Dr. Alec Harvey (Trevor Howard) tenta usar o apartamento de um amigo para ficar sozinho com Laura inspirou Wilder a escrever “Se Meu Apartamento Falasse” (1960). Henrietta Vintcent, que interpretou a filha de Celia Johnson, era na verdade sua sobrinha.

Essa Doce Palavra Chamada Liberdade (Eto sladkoe slovo – svoboda!)

URSS, 1972, Drama, Ação, 162 min, 14 anos

Direção: Vytautas Zalakevicius

Elenco: Ion Ungureanu, Regimantas Adomaitis, Irina Miroshnichenko e Jouzas

Sinopse: Em um país da América Latina, no início da década de 1970, militares chegam ao poder após um golpe. A população civil é reprimida, e uma onda de prisões ocorre. Ex-senadores, liberais e comunistas, são presos ilegalmente, e jogados na inexpugnável fortaleza militar de San Stefano. Lá, são condenados a permanecer por muitos anos, sem julgamento ou investigação. Patriotas clandestinos desenvolvem um plano para libertá-los.

Curiosidades: Segunda parte da “trilogia latino-americana”, da qual o primeiro filme foi “The Whole Truth about Columbus”, e o último “Centaurs”. O filme participou do 8º Festival Internacional de Cinema de Moscou, onde ganhou o Prêmio de Ouro. As filmagens aconteceram no Chile pouco antes do golpe de estado de 1973 no país. A base da trama é uma história real: a fuga da prisão de San Carlos, na Venezuela, de três presos políticos, Guillermo García Ponce, Pompeyo Márquez e Teodoro Petkoff.

Dupla confusão (TAIS-TOI)

França/ Itália, 2003, Crime, Comédia, 85 min, 14 anos

Direção: Francis Veber

Elenco: Gérard Depardieu; Jean Reno; Richard Berry

Sinopse: Ruby é um ladrão que, após esconder seu roubo mais recente, é capturado e preso em uma cadeia. Lá, ele conhece Quentin, um homem tagarela que se torna seu amigo. Ruby consegue fugir, sendo obrigado a levar Quentin consigo.

Curiosidades: A maioria dos atores e atrizes deste filme também apareceram em “The Closet (2001), comédia anterior do mesmo diretor, Francis Veber. Este filme fez tanto sucesso na China, que há cinco versões disponíveis dubladas em chinês, entre elas duas em dialetos locais. O diretor Francis Veber foi o roteirista dos megasucessos “A Gaiola das Loucas” (1978) e “A Gaiola das Loucas II” (1980), duas das maiores bilheterias do cinema francês de todos os tempos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: MY FRENCH FILM FESTIVAL E SÉRIE

17.01 à 17.02 – My French Film Festival: 15ª Edição

Vem aí a 15ª edição do MyFrenchFilmFestival, trazendo 4 longas-metragens e 10 curtas com o que há de melhor no recente cinema em língua francesa! A exibição é totalmente gratuita para assinantes e não assinantes do À LA CARTE.

Série – Novos episódios de Poirot

02.01 | Agatha Christie’s: Poirot – 3ª temporada, episódio 7

Inglaterra, 1991, 50 min, Suspense, 14 anos

Direção: Andrew Piddington

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser e Philip Jackson

Sinopse: Poirot ajuda o inspetor-chefe Japp a tentar encontrar um ladrão de joias, mas é desviado quando uma encantadora condessa russa chega ao local.

09.01 | Agatha Christie’s: Poirot – 3ª temporada, episódio 8

Inglaterra, 1991, 50 min, Suspense, 14 anos

Direção: Andrew Grieve

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser, Philip Jackson

Sinopse: Poirot é solicitado a proteger uma mulher de seu marido violento, mas os acontecimentos mudam quando o marido logo se torna vítima de um assassinato horrível.

23.01 | Agatha Christie’s: Poirot – 3ª temporada, episódio 9

Inglaterra, 1991, 50 min, Suspense, 14 anos

Direção: Andrew Grieve

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser, Philip Jackson

Sinopse: Poirot relutantemente concorda em ajudar um príncipe egípcio a recuperar um valioso rubi real que lhe foi descaradamente roubado durante as férias de Natal.

30.01 | Agatha Christie’s: Poirot – 3ª temporada, episódio 10

Inglaterra, 1991, 50 min, Suspense, 14 anos

Direção: Renny Rye

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser e Philip Jackson

Sinopse: Poirot e Hastings comparecem ao Baile da Vitória, uma popular festa à fantasia. Durante as festividades, um dos convidados é encontrado morto a facadas e outro sucumbe de overdose de drogas no dia seguinte.

Sobre o À LA CARTE 

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Outros diferenciais do À LA CARTE são as séries e as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, japonesa, espanhola, holandesa, suíça,  da Macedônia do Norte e da Geórgia!

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 12,90 | Valor assinatura anual: R$ 141,00

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/#/assine

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar