NR1, saúde dos colaboradores e tecnologia: NINNA Health aborda mudanças no ambiente corporativo
Evento aconteceu nesta quarta-feira, 07, em Fortaleza
Nesta quarta-feira (07), o NINNA Hub, em parceria com as startups iDun e Straloo, promoveu a quarta edição do NINNA Health, evento que aborda temáticas relacionadas à saúde, tecnologia e inovação. O evento contou com a participação de profissionais do SESI, Pague Menos, Unimed Fortaleza, Vicunha e Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
A programação teve início com a palestra de Cláudio Patrício, médico do trabalho e pesquisador do Centro de Inovação do SESI Ceará. Ele abordou aspectos legais da regulamentação e destacou a importância da participação do colaborador, aliado à gestão de pessoas, líderes, psicólogos do trabalho, entre outros participantes.
“Precisamos parar de achar que sabemos mais sobre riscos do que a pessoa que está lá todos os dias, é preciso escutar o trabalhador. A nova redação da NR1 nos dá a possibilidade de fazer da melhor maneira possível o que precisa ser feito. Se usarmos esse modelo, teremos muito mais resultado”, destacou.
Em seguida o NINNA Health contou com uma mesa redonda sobre “Segurança Psicológica: Como Construir Ambientes Confiáveis nas Organizações”, com a participação de Cláudio Patrício (SESI Ceará), José Antônio (Presidente da ABQV), Cristiano Gomes (Vicunha Têxtil), Luanna Façanha (Unimed Fortaleza) e Luciana Costa (Pague Menos).
A conversa tratou sobre a importância da cultura e papel das lideranças para promover bons ambientes corporativos. “Tudo começa na estratégia. Isso faz parte da nossa cultura, que é o que valorizamos. É um desafio, para todas as organizações e para gente como pessoas. Então, temos que nos interessar porque nós vivemos em um dos países mais ansiosos do mundo. É um tema que temos que pensar e definir ações estratégias”, defendeu Luanna Façanha, gerente de Gente, Gestão e Diversidade na Unimed Fortaleza e Membro do Conselho Deliberativo da ABRH CE.
Já José Antônio, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), destacou que a implementação de ações efetivas demanda um esforço educativo. “Não existe uma implementação eficiente sem um processo de educação e o líder tem que ter um papel importante. Sem um líder comprometido, provavelmente teremos falhas nessa implementação”, comentou.
Após a mesa redonda, o NINNA Health promoveu uma mostra de tecnologia e networking guiado com as startups iDun e Straloo, que são empresas que oferecem soluções tecnológicas para desafios relacionados à saúde e bem-estar dos pacientes.
Sobre o NINNA Hub
O Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados, NINNA Hub, é um dos principais hubs de inovação do Ceará, com foco em inovação aberta e transformação digital, gerando conexões e negócios entre os quatro atores do ecossistema de inovação: grandes empresas, startups, investidores e academia.