Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Novas ferramentas de tomada de decisão com base em analíticos potencializam mercado de crédito ao reduzir inadimplência e aumentar o volume de transações

Com a introdução do Cadastro Positivo e de novas fontes de dados, os algoritmos permitiram que o setor fosse além da tradicional nota de crédito para pessoas físicas e jurídicas

O enorme crescimento do volume e da relevância dos dados na sociedade fez da área de Analytics uma das de maior importância na nova arena socioeconômica. No mercado de crédito essa realidade é evidente.

Com a adoção dos analíticos, os birôs de crédito, que têm entre as suas funções o fornecimento de ferramentas de avaliação de crédito, ampliaram seu escopo de serviços e passaram a oferecer soluções de impacto também nos resultados finais das empresas. Assim, a área de Analytics, que agrega computação, tecnologia, matemática, estatística, ciência de dados e negócio, responde hoje por um dos maiores investimentos dos birôs em inovação.

Por meio dos algoritmos, o Cadastro Positivo e a entrada de novas fontes de dados viabilizaram uma série de novas ferramentas de tomada de decisão, além da tradicional nota de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Na avaliação de Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), essa evolução no mundo de Analytics permite aos clientes dos birôs e ao mercado de crédito nacional atingir novos patamares, reduzindo inadimplência e fraude, aumentando a transação e a volumetria das suas carteiras.

A tomada de decisão voltada à obtenção de resultado financeiro também é terreno fértil para a atuação dos birôs no cenário atual. Quando se fala em desenvolver inteligência para, por exemplo, ajudar os clientes a identificar quem é mais apto a fazer determinado investimento, essa é uma expansão da atividade do birô, que passa a fornecer nota (escore) para investimento. Também é possível criar escore para seguros ou para a propensão ao consumo de determinados produtos, iniciativa que contribui positivamente para o cenário econômico nacional.

“Hoje, além da estrutura de microsserviços, temos novos relatórios, tudo disponibilizado em nuvem para os clientes, o que nos permite agregar em um mesmo relatório uma família toda nova de notas (escores), uma família toda nova de análises. Dessa forma, o modelo de negócio evolui, com Analytics trazendo uma nova dinâmica socioeconômica”, afirma Sfeir.

Uma característica importante do mundo de Analytics, salienta o presidente da ANBC, é que ele evolui naturalmente e se adapta às novas realidades e às demandas do mercado.

“Assim, nós encontramos novas aplicações e formas de fornecer inteligência ao processo de decisão dos nossos clientes, considerando o volume de dados e necessidade de rápida tomada de decisão”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.