Nova York: couro do Brasil será destaque em evento de materiais para moda
A principal feira de couros para o setor de moda dos Estados Unidos é a Lineapelle New York, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de janeiro, com sete empresas do Brasil expondo seus couros. A ação é uma iniciativa no âmbito do projeto Brazilian Leather, realizado por meio de parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para incentivar as exportações do couro nacional.
Couro de peixe Pirarucu
A Lineapelle New York é o ponto de partida das marcas norte-americanas para o desenvolvimento de suas próximas coleções. Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather, explica que a edição de janeiro é dedicada ao verão 2021, reforçando o conceito de que o couro é um material especial e com atributos de conforto, transpirabilidade e troca de temperatura para qualquer estação. “A grande maioria dos quase 150 expositores da Lineapelle New York é composta de curtumes. O couro é muito valorizado no mercado de moda internacional durante todo o ano, sendo uma escolha muito ligada à sustentabilidade, ao conforto térmico e à qualidade em produtos como calçados, artefatos, vestuário e design de interiores”, destaca.
Esta é uma feira que reúne tanto as organizações mais consagradas, com ampla participação mundial na moda, como novas marcas de designers com viés autoral. Os Estados Unidos são o segundo maior importador de couro do Brasil (participação de17,1% em valores, com US$ 169,5 milhões comprados em 2019).
Veja os curtumes brasileiros participantes da Lineapelle New York 2020:
Baby Leather – 108 – segundo piso
Bolzano – 98 – segundo piso
Courovale by BCM: 53 – piso térreo
Cortume Krumenauer – 96 – segundo piso
Natur- 61 – piso térreo
Nova Kaeru – 11 – piso térreo
Soubach – 107 – segundo piso
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br