Nova plataforma de economia circular em Fortaleza chega para auxiliar na coleta seletiva local
Unidade da Lar Plásticos vai agilizar processos de logística na região nordestina
A plataforma de economia circular, Lar Plásticos, inaugurou no início do ano mais uma filial no Nordeste, desta vez em Fortaleza (CE). Por meio da unidade, a empresa de reciclagem pretende otimizar a logística de entregas e o atendimento na região, além de fomentar a cultura de coleta seletiva, ainda pouco presente no local.
De acordo com levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), no estado do Ceará, a taxa de cobertura de serviços de coleta de resíduos domésticos em relação à população total é de 84,38%. Contudo, apesar do índice satisfatório, somente 0,95% desses materiais são recuperados, ou seja, destinados à reciclagem.
Em um panorama nacional, os indicadores revelam que apenas 32% dos municípios brasileiros possuem uma política de coleta seletiva. Dos 65,6 milhões de toneladas de resíduos gerados, pouco mais de 1,12 milhões são recuperados por meio da reciclagem, enquanto a maioria tem como disposição final lixões, aterros sanitários e controlados.
Desde 2011, a Lar Plásticos atua no segmento de reciclagem de resíduos e já soma em sua marca mensal a transformação de 1,2 toneladas de plástico pós-consumo. Atualmente, a empresa 100% brasileira opera com um parque fabril de 26 mil m2 localizado em Atibaia, onde são processadas diariamente 40 toneladas da matéria-prima.
Por isso, a presença da filial nordestina é importante do ponto de vista logístico e estratégica para o incentivo à recuperação dos resíduos descartados e reintrodução do material plástico na produção de itens que atendem às necessidades locais de coleta seletiva e urbana, como lixeiras públicas e papeleiras, por exemplo.
“Em Fortaleza, grande parte das lixeiras espalhadas pela cidade são de concreto, o que dificulta manuseio, limpeza e retirada dos resíduos depositados na estrutura, podendo causar contaminação. Nesse sentido, os produtos fabricados pela Lar Plásticos são ideais para proteção, principalmente, da saúde dos profissionais das empresas de coleta urbana envolvidas no dia a dia do município”, explica o diretor comercial da filial, Pedro Abreu.
Além dessa unidade e da sede fabril em Atibaia (SP), a Lar Plásticos está presente no Rio de Janeiro e, desde julho de 2022, agilizou o transporte e entregas na Região Nordeste por meio das filiais na Bahia e Pernambuco, em Simões Filho e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. Agora, em 2023, a expectativa é de expansão.
“Com a nova filial firmamos, mais uma vez, a nossa atuação no mercado nacional. Isso significa, principalmente, o incentivo à cadeia da reciclagem de ponta a ponta e, consequentemente, a geração de empregos e fomento da economia brasileira”, finaliza o diretor administrativo da Lar Plásticos, André Novelli.