No último dia do Ceará Junino em Sobral tem homenagem a Xuxa e o resultado do campeonato de quadrilhas que movimentou vários municípios no estado

A etapa final da 24ª edição do Festejo Ceará Junino se encerra neste domingo, 28, em Sobral, na Arena Aeroporto. O XXIV Festejo Ceará Junino teve início em junho e chega ao final com a realização do XIX Campeonato Estadual de Quadrilhas. O último dia da programação promete emoções fortes, entre elas uma homenagem especial à icônica Xuxa Meneghel.

 

A edição deste ano do Festejo Ceará Junino aconteceu em duas etapas, culminando no Campeonato Estadual de Quadrilhas em Sobral. O evento realizado para valorizar e perpetuar a cultura das festividades de São João no Ceará é  promovido pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria da Cultura do Estado. As quadrilhas vencedoras das 21 competições anteriores, realizadas em vários municípios, estão reunidas para decidir a grande vencedora de 2024. O evento é aberto ao público e oferece, além da competição entre as quadrilhas, apresentações musicais, seminários, decoração festiva, área de alimentação e uma feira de artesanato.

 

Dias que vão ficar na memória 

 

Desde o dia 25, o Festejo Junino vem movimentando as noites de Sobral, trazendo alegria, tradição, inovação e oportunidade de desenvolvimento econômico. Sucesso de público, o evento trouxe muita muita cor, criatividade e cultura para a população sobralense.

 

O Arraiá do Conselheiro de Quixeramobim brilhou na noite de sexta-feira (26) pela segunda vez, já que a primeira foi  em 2017, ano de sua fundação. A quadrilha trouxe como tema “O Padroeiro, a fé que move a cabeça”.  “Essa é uma noite mágica e de muita emoção, pois foram seis meses de um árduo trabalho. É com imensa alegria que estamos em Sobral, fruto de um trabalho de várias mãos. A energia da arquibancada foi um grande diferencial para o nosso grupo e esperamos que a energia do nosso padroeiro Santo Antônio, um dos santos juninos, tenham chegado com muita alegria”, afirma o quadrilheiro Tiago Fernandes.

 

A quadrilha Beira Lixo também passou ontem pelo quadrilhódromo resgatando a riqueza da cultura popular, com a temática do “Maracatu Rural, batuques de pura magia no São João que contagia “. “Foi um prazer muito grande trabalhar com o grupo esse tema e levar para todos os cantos do estado do Ceará um pouco do nosso Maracatu”, ressaltou Marina Sampaio, uma das responsáveis pela escolha da temática.

 

E hoje (27), subirão ao palco, representando seus municípios, as quadrilhas: Arraiá da Juventude (Ipú), Explosão Nordestina (Fortaleza)Ceará Junino (Fortaleza), Zé Testinha (Fortaleza), Império Nordestino (Milagres), Folia no Sertão (Itatira) e Filhos da Roça (Crateús). O Show  Fervilhando na Vitrola Junina Rapaz Latino Americano e ainda Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”.

Último dia da programação traz homenagem à Xuxa Meneghel

 

O último dia do evento, neste domingo, terá grandes atrações, entre elas uma homenagem especial à icônica Xuxa Meneghel com reflexão sobre inclusão social.

 

A quadrilha Geração Junina, de Iguatu, apresentará o tema “Tributo e Casamento da Paquita”. A performance abordará questões como racismo e tradições juninas, contando a história de uma jovem negra do interior do Ceará que sonha em se tornar uma paquita de Xuxa e participar de um concurso para ser a nova Paquita do Ceará.

 

A programação terá início com o Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”, na Casa da Cultura de Sobral, das 10h às 12h. A Roda de Conversa “O São João e as Quadrilhas Juninas de Sobral” contará com a participação de Mestra Mazé, Mestre Raimundo, Mestre Martônio e Mestra Maria Bento, guardiões da cultura popular local, que compartilharão histórias fascinantes da cultura junina.

 

No quadrilhódromo, a partir das 18h, haverá as performances da Flor do Caju de Pacajus, Festeja Ceará de Quixeré, Geração Junina de Pacajus, Nação Nordestina de Juazeiro do Norte, Filhos do Sol de Jaguaruana e Arraiá do Bairro Ellery de Fortaleza, que irão encerrar a noite de competições. O resultado final será divulgado por volta de uma hora da manhã. E para entreter a audiência durante a espera, o Forró da Diretoria animará a arena do quadrilhódromo.

 

Enquanto isso, no palco do Vitrola Junina, o show do Regional Viver é uma arte “Quadrilha Estrela do Luar (Sobral)” terá início às 22h.

 

O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas é uma iniciativa da Secult Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e produção da Assum Preto Produções. A  programação completa está disponível no perfil do Instagram @festejocearajunino e no site da Secult Ceará (www.secult.ce.gov.br).

Serviço

Programação Vila Cinematográfica

Feira de Artesanato e Mercado da Roça: Mestra Dona Rita

25 a 28 de julho – das 18h às 00h

 

Programação da Arena Princesas e Tapuios

27/7 – sábado

19h – Arraiá da Juventude (Ipú)

20h – Explosão Nordestina (Fortaleza)

21h – Ceará Junino (Fortaleza)

22h – Zé Testinha (Fortaleza)

23h – Império Nordestino (Milagres)

00h – Folia no Sertão (Itatira)

01h – Filhos da Roça (Crateús)

 

 28/7 – domingo

18h – Flor do Caju (Pacajus)

19h – Festeja Siará (Quixeré)

20h – Geração Junina (Iguatu)

21h – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)

22h – Filhos do Sol (Jaguaruana)

23h – Arraiá do Bairro Ellery (Fortaleza)

00h – Show com Forró da Diretoria

01h – Resultado Final

Programação do palco Vitrola Junina – Rapaz Latino Americano

27/7 – sábado

00h – Show  Fervilhando na Vitrola Junina Rapaz Latino Americano

28/7 – domingo

22h – Show: Regional Viver é uma arte “Quadrilha Estrela do Luar (Sobral)”

Programação Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”

Data: 27 e 28 de julho, sábado e domingo

Local: Casa da Cultura | Cine Faulb Rangel | Galeria Amarela (Av. Dom José, 881 – Centro, Sobral)

27 de julho, sábado,

Horário: 10h às 12h – Mesa “Patrimônio Cultural e Políticas Públicas no São João do Ceará”

– A diversidade junina na Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha;

– O Ceará Junino: uma política pública em perspectiva;

Exibição do documentário “As Histórias dos Antônios que não são santos”, de Marcos Evangelista.

 

28 de julho, domingo,

Horário: 10h às 12h – Roda de Conversa “O São João e as Quadrilhas Juninas de Sobral”, com mediação de Mestre Raimundo Claudino

– Estrela do Luar, Flor do Campo, Luar do Sertão, Pisa na Fulô e outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar