No centenário da Resposta Histórica, Canal Brasil estreia a série “O Negro no Futebol Brasileiro”

Documento assinado em 1924 pelo Vasco simboliza marco na luta contra a discriminação racial no esporte. Seriado destaca ícones que marcaram gerações

Trajetória de Pelé ganha destaque em “O Negro no Futebol Brasileiro”. Crédito: Divulgação

O Negro no Futebol Brasileiro”, série criada por Gustavo Acioli e baseada no livro homônimo de Mário Filho, estreia no Canal Brasil no dia 7 de abril, às 19h15, em formato de maratona. A obra documental apresenta ícones do esporte que marcaram gerações. Com histórias de Pelé, Júnior, Romário, Adriano e Cláudio Adão, os episódios tecem um mosaico sobre o futebol como um dos pilares culturais de um país ainda assolado pelo racismo, os obstáculos enfrentados e triunfos alcançados por jogadores negros na jornada para conquistar seu lugar no esporte.

A série será exibida no centenário da Resposta Histórica, quando José Augusto Prestes, então presidente do Vasco da Gama, redigiu e assinou um documento tido como um marco na luta contra a discriminação racial no país e no esporte nacional. Na época, a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) exigia a desfiliação de atletas negros dos clubes para participar de seus campeonatos. A carta redigida pelo presidente do Vasco em 1924 reiterava que os atletas negros não seriam desfiliados do cruzmaltino.

Os quatro episódios de “O Negro no Futebol Brasileiro” abordam a luta por direitos no meio esportivo ao longo dos anos e trazem histórias de atletas que conquistaram o país, apesar de todas as barreiras e os desafios que enfrentam até  hoje. A obra apresenta um panorama atual do futebol brasileiro e reforça a importância do combate às violências racial e social no país.

MARATONA – O NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO

ESTREIA

Horário: Domingo, 7/04, às 19h15

Rebatidas: De segunda, 8/04, a quinta, 11/04, às 15h30; e de sexta, 12/04, a segunda, 15/04, às 6h

Classificação: Livre

Sinopse: A série retrata as dificuldades enfrentadas por jogadores negros para conquistar o seu lugar no esporte. Além de abordar o racismo ainda presente nos estádios ao redor do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar