“Não Basta Estar Vivo”: Fortaleza será palco de encontro regional de psicologia sobre o pensamento de Donald Winnicott, em maio
Evento reunirá especialistas para debater o pensamento do psicanalista inglês e sua influência na psicanálise contemporânea, promovendo reflexões sobre identidade, cultura e prática clínica no Nordeste contando com a participação de profissionais de várias partes do Brasil
A capital cearense sediará a Prosa Nordestina Sobre o Pensamento de Donald Winnicott, evento que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza/CE. A iniciativa nasce do Espaço Transicional Winnicott (ETW) – Fortaleza, grupo criado em agosto de 2017 para organizar o XIII Encontro Brasileiro Sobre o Pensamento de DW Winnicott, e que, desde então, mantém encontros quinzenais para estudo e aprofundamento e divulgação da obra do renomado psicanalista inglês.
Fundado e coordenado por Denile Thé, com cofundação de Verônica Adjafre e Luana Timbó, o ETW reúne psicólogos, psicanalistas e estudantes de psicologia especificamente na teoria e na prática clínica winnicottiana. O grupo conta atualmente com quatro membros e participa ativamente na promoção das ideias do pensamento de Winnicott por meio de cursos, palestras e eventos acadêmicos; além disso, integra o Grupo de Representantes dos Encontros Brasileiros Sobre o Pensamento de Winnicott, que promove debates, estudos e divulgação sobre o autor e sua obra anualmente.
A programação da Prosa Nordestina Sobre o Pensamento de Donald Winnicott contará também com minicursos temáticos, oferecidos no dia 16 de maio, das 9h às 12h, para aprofundamento teórico e prático sobre temas relevantes na psicanálise contemporânea. Confira:
-
“Um Cavaleiro para Dois Cavalos”: questões da psicossomática em Winnicott , questões da psicossomática em Winnicott, ministrado por Regina Manicardi (PE) – Psicóloga (UNIP), Mestre em Psicologia Clínica, Psicanalista de Família (UNICAP-PE), Especialista em Psicossomática Psicanalítica (Instituto Sedes Sapientiae – SP) e Especialista em Saúde Pública – área de saúde mental (Faculdade de Saúde Pública da USP); e
-
Psicanálise e Psiquiatria – Aproximações e Distanciamentos. Uma relação possível? , oferecido por Petrônio Magalhães, Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), Analista com função didática e Diretor do Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica da Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR), Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP).
Convite aos psicólogos e pesquisadores da área, especificamente na obra deste autor e aos estudantes de graduação
A Prosa Nordestina Sobre o Pensamento de Donald Winnicott é aberta a todos os interessados em explorar a teoria winnicottiana e suas aplicações na clínica, educação e demais áreas do conhecimento. O evento contará com palestras, debates e rodas de conversa, abordando temas como a importância do ambiente, a criatividade e o brincar como elementos essenciais para o desenvolvimento humano.
Segundo Ângelo Vieira Jr., Conselheiro Consultivo de Marketing do evento, a Prosa Nordestina não é apenas um encontro acadêmico, mas um marco na disseminação da psicanálise contemporânea no Brasil. “A Prosa Nordestina Sobre o Pensamento de Winnicott não é apenas um evento, é um marco na disseminação da psicanálise contemporânea no Brasil. A organização está construindo e trazendo um debate profundo e necessário sobre a teoria de Winnicott para um território que tem muito a contribuir e a ensinar”, diz ele.
“O Nordeste é um berço de conhecimento e determinação, e essa Prosa reflete exatamente isso: a construção coletiva, a força da comunidade e a potência transformadora do pensamento de Winnicott. Como um dos parceiros ajudando na realização deste momento, digo que o convite é muito especial para psicanalistas, psicólogos, pesquisadores e os interessados a se unirem a esse momento único de troca, aprendizado e impacto”, complementa Ângelo.
Um evento de identidade e determinação
Idealizada por Denile Thé, psicóloga, psicanalista (em formação SPFOR), fundadora e coordenadora do ETW – Fortaleza, a Prosa Nordestina Sobre o Pensamento de Winnicott se estabelece como um marco para a psicanálise nordestina e nacional, reforçando a relevância da produção intelectual da região.
“Sinto orgulho de minha terra, minha cidade, meu chão e minha região Nordeste. Trazer Winnicott para o centro de uma discussão nordestina é uma afirmação de que o conhecimento não tem fronteiras e que nossa terra produz ciência, pensamento e inovação. A Prosa Nordestina sobre o Pensamento de Winnicott é um espaço de determinação, de construção e de troca verdadeira, onde buscamos não apenas compreender, mas sentir e viver o impacto da teoria winnicottiana em nossa prática clínica e social”, afirma Thé.
Winnicott transformou a psicanálise ao destacar a importância do ambiente e das relações interpessoais na formação psíquica, com ênfase no papel do cuidado materno na construção da identidade. No Brasil, seu pensamento vem ganhando cada vez mais espaço, e a Prosa Nordestina tem o propósito de aprofundar esse diálogo, reunindo especialistas para debater suas contribuições para a clínica e a sociedade.
“O Nordeste sempre teve voz, e agora ela ecoa ainda mais forte na psicanálise. Este evento é um convite para que psicanalistas, pesquisadores e estudantes mergulhem na profundidade do pensamento de Winnicott, mas também para que enxerguem como nossa cultura, nossa vivência e nosso olhar ampliam e enriquecem essa teoria. Estamos construindo algo que vai além do evento, estamos deixando um legado”, reforça ela.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário próprio .