Na reta final das conversões, vendas do Assaí seguem aquecidas e crescem 22%
Resultado significou acréscimo de R$ 3,3 bilhões no 3º trimestre em relação a 2022. Companhia se torna a rede alimentar de maior presença nos lares brasileiros.
O Assaí Atacadista registrou faturamento de R$ 18,5 bilhões no 3º trimestre deste ano, acréscimo de R$ 3,3 bilhões e crescimento de 22% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Mesmo diante de um cenário de deflação alimentar, a Companhia atribuiu o resultado à contribuição das 52 lojas abertas últimos 12 meses, à bem-sucedida dinâmica comercial (com destaque para a campanha de aniversário) e às constantes melhorias na experiência de compras.
Além disso, o EBITDA Ajustado foi de R$ 1,2 bilhão no trimestre, R$ 201 milhões superior ao mesmo período de 2022. Já o lucro líquido foi de R$ 185 milhões. A geração de caixa operacional nos últimos 12 meses foi de R$ 4,9 bilhões.
Os resultados das aberturas também tiveram destaque – em 2021, o Assaí adquiriu 66 pontos de hipermercados e passou a convertê-los para atacarejo desde o ano passado. “Chegamos na fase final de um dos maiores projetos executados na história do varejo brasileiro: 90% das lojas convertidas já estão em operação, com múltiplos de vendas e patamar de margem que evidenciam a rápida maturação e a excelente qualidade dos ativos”, comenta o CEO, Belmiro Gomes.
Com cerca de 10 meses de operação, em média, as conversões realizadas ano passado vendem mais de 2,7x do que quando operavam como hipermercados.
Os bons resultados da empresa refletiram também na aceitação pelo(a) cliente – o Assaí se tornou a rede alimentar mais presente nos lares brasileiros: 1 em cada 4 domicílios frequentam uma das lojas da Cia, segundo pesquisa NielsenIQ Homescan.