Mutirão de limpeza de praia reúne cerca de 150 voluntários no Poço da Draga
Todo resíduo reciclável coletado foi destinado para associação de reciclagem do bairro Pirambu; já os resíduos orgânicos serão compostados e doados à agricultura familiar
Com número recorde de voluntários, a comunidade do Poço da Draga recebeu, neste domingo (15), cerca de 150 pessoas prontas para unir forças e participar de um mutirão de coleta de resíduos na faixa de praia. A iniciativa foi promovida pelo Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que engaja empresas em projetos de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade, em parceria com a ONG Nossa Iracema. O mutirão foi o primeiro de uma série de ações de conscientização que acontecerão em 2023 em parceria com a marca de refrigerantes Sprite e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no País, a Solar Coca-Cola.
Mesmo com o tempo chuvoso, os voluntários de diferentes faixas etárias encheram o Pavilhão Atlântico do Poço da Draga, o que foi considerado um número recorde segundo a ONG Nossa Iracema, que há três anos desenvolve ações similares. Divididos em três grupos de ação, a coleta contemplou toda a extensão da Praia de Iracema próxima à obra do aquário. Os resíduos recicláveis gerados e coletados no evento foram destinados para a cooperativa Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (SOCRELP). Já os resíduos orgânicos serão compostados pela YBY Soluções Sustentáveis e o adubo doado para a agricultura familiar.
O movimento também marcou a inauguração oficial da Tartaruga Clarinha, escultura feita de cocos recolhidos na praia, assinada pelo artista plástico Carlos Careca. Além de representantes da ONG, a ocasião contou ainda com a presença de Gabriela Otero, geógrafa e coordenadora do Blue Keepers – programa de combate ao lixo no mar, ligado ao Pacto Global –, Alana Soares, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, e Cássia Vasconcelos, articuladora social e representante da comunidade do Poço da Draga.
A iniciativa que contempla seis cidades brasileiras já esteve em Recife (PE) e Salvador (BA) e parte agora para Manaus (AM), seguindo posteriormente para Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). De acordo com a coordenadora do Blue Keepers, Fortaleza foi a capital “mais engajada” ao se comprometer com a ação. “A ideia é que todas as cidades se mobilizem, não somente para os mutirões, mas também para que reflitam de onde vêm os resíduos que acabam parando em nossos mares”, explicou Gabriela Otero.
A iniciativa marca também o engajamento da Sprite no programa Blue Keepers, que faz parte da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. A marca de refrigerantes recentemente mudou sua icônica garrafa verde para a transparente, reforçando o compromisso da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos, facilitando assim a reciclagem do material.
Sobre a The Coca-Cola Company
The Coca-Cola®️ Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®️, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre a Solar Coca-Cola
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país e tem a ambição ser referência mundial em serviços, produção e distribuição de bebidas. Para isso a companhia busca avançar nas melhores práticas que levam a um ambiente cada vez mais sustentável. Saiba mais em www.solarbr.com.br.
Sobre Blue Keepers
O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br.