Mota Machado promove capacitação profissional em canteiro de obras para cerca de 40 mulheres
Em uma iniciativa mirando a promoção da igualdade de gênero e impulsionando a participação feminina na construção civil, a construtora Mota Machado, em parceria com o Instituto Lobas, está oferecendo um curso de capacitação profissional voltado exclusivamente para mulheres. O objetivo é proporcionar às participantes as habilidades necessárias para atuarem com destaque nos canteiros de obras.
O curso teve início no dia 26 de março e abrange um conteúdo completo com 80 horas de duração, contemplando uma ampla gama de temas essenciais para o desempenho eficaz no setor da construção civil. Entre os assuntos abordados, estão comportamento e direitos da mulher, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), técnicas de pintura, revestimento, gesso, impermeabilização e instalação hidráulica e elétrica.
Um aspecto notável dessa iniciativa é a abordagem inclusiva, que visa empoderar as mulheres e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional em um campo historicamente dominado por homens. Ao todo, serão capacitadas 40 mulheres, distribuídas em duas turmas de 20 participantes cada. “Acreditamos que a qualificação profissional é fundamental para o processo de desenvolvimento individual. Investir na capacitação não apenas eleva a qualidade dos serviços oferecidos, mas também estimula o crescimento dentro da empresa.”, afirma Maria Reinald, Gerente de Gente e Gestão da Mota Machado.
“Essa formação representa apenas uma das diversas medidas previstas no projeto de qualificação das equipes nos canteiros de obras da Mota Machado, definido como parte do planejamento estratégico para o ano de 2024”, destaca Mônia Heuser, Diretora Administrativa e Financeira da Mota Machado.
A diretora ainda explica que além de promover a excelência técnica, a empresa também se compromete a fortalecer o aspecto social do seu desempenho. “Nossas ações abraçam esse contexto através do desenvolvimento das pessoas nos canteiros de obra, com foco na qualificação e valorização do capital humano”, pontua.
Tendo como pilares o desenvolvimento humano e a promoção da diversidade, a iniciativa fortalece as ações ASG (Ambiental, Social e Governança) da empresa. A Mota Machado busca demonstrar seu compromisso social, e também reforçar seu papel como uma líder do setor, promovendo mudanças positivas e impactantes na comunidade e no mercado de trabalho da construção civil.
Sobre a Mota Machado
Com 56 anos no mercado, a Construtora Mota Machado constrói edifícios de alto padrão a partir de inovação e qualidade de vida. A empresa, referência no segmento imobiliário, já construiu e entregou mais de 3 milhões de m². Pautando-se pelos valores de excelência e credibilidade, a política de qualidade consiste no desenvolvimento de projetos que priorizem a sustentabilidade, valorizem os colaboradores e, principalmente, atendam à qualidade e à pontualidade esperadas pelo cliente.
Conquistando pela terceira vez o Certificado Great Place to Work 2023 (GPTW) em âmbito regional e nacional, a Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina. Entre os selos obtidos pela construtora estão a de Construtora do Ano (2022 e 2023), entregue pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), que destaca a atuação da Mota Machado na construção civil; certificação ambiental Fator Verde Nível Diamante, entregue pela Prefeitura de Fortaleza, que reconhece construções com projetos e ações sustentáveis; e o Selo EDGE, da International Finance Corporation (IFC), órgão do Banco Mundial que certifica a sustentabilidade de empreendimentos. Saiba mais em: https://motamachado.com. br/