Mostra de espetáculos abre programação celebrando diretora cearense Herê Aquino
Cia Prisma, Grupo Expressões Humanas e Cia Bravia exibem espetáculos com encenação de Herê e se preparam para publicar livro, documentário e exposição com registro de memória desses processos criativos.
Espetáculo ‘Putz, a menina que buscava o sol’
Foto: Acervo Cia Prisma
O espetáculo ‘Putz, a menina que buscava o sol’, da Cia. Prisma, vai ser exibido em sessão virtual na próxima quarta-feira (17), às 15h, abrindo mostra de repertório da diretora Herê Aquino. É o projeto #HerêAquiNoMundo que, ao longo dos meses de março e abril, fará apresentações de obras nesta mostra e a estreia de dois novos trabalhos, além de dar acesso ao público a importantes bastidores de processos criativos conduzidos pela artista cearense que estão sendo compilados em uma exposição, um documentário e um livro. A programação é completamente remota e acontece no canal do Grupo Expressões Humanas no YouTube.
Em cena, o elenco composto por Gal Saldanha, Jocasto Britto,Luisete Carvalho, Marina Brito e Raimundo Moreira dá vida à trajetória lúdica de uma menina em busca de si mesma. Putz é inquieta e disposta mesmo quando triste. Como a mãe da menina, o seu pai e os irmãos querem impor que ela seja de uma determinada cor, de um determinado jeito, a personagem resolve buscar o sol, que tem todas as cores ou todas as experiências. O texto da mineira Maria Helena Kuhner ganhou direção de Herê Aquino em montagem cearense no ano de 2017. A mostra de repertório segue nas quartas-feiras seguintes, quando o Grupo Expressões Humanas apresenta respectivamente “Îandé Tekoha”, no dia 24, e “O ano que não acabou”, no dia 31, sempre às 19h.
Registro de memória
A trajetória da diretora Herê Aquino é marcada por forte poética artística e política que se expressa tanto em sua estética quanto em sua firme convicção na potência do teatro de grupo. É assim que ela tem caminhado ao longo das décadas dedicadas a este ofício. O objeto do projeto #HerêAquinoMundo é trabalho realizado pela diretora junto ao Grupo Expressões Humanas, à Cia Prisma e à Cia Bravia, com quem a artista vem desenvolvendo montagens e assinando recentes encenações. “A ideia que nos move nesse”, explica Herê, “é a importância do registro e do compartilhamento desses processos criativos”. A diretora sublinha como a obra teatral é efêmera e mais ainda o são os processos criativos que geram essas obras, por isso é tão importante e necessário o registro dessas memórias.
Ao longo de março, nas quartas-feiras seguintes, o público vai poder conferir, em ambiente virtual, uma mostra de espetáculos com direção de Herê Aquino. No dia 17, às 15h, “Putz, a menina que buscava o sol” (Cia Prisma); no dia 24, às 19h, “Îandé Tekoha” (Expressões Humanas) e no dia 31, às 19h, “O ano que não acabou” (Expressões Humanas). Estão previstas para o final de abril as estreias de dois novos trabalhos da diretora cearense, “Des-Amor-Daçar” (Cia Prisma de Artes) e “Das que Ousaram Desobedecer” (Cia Bravia).
Publicação
O livro ‘Diário de Bordo, um estudo sobre processos teatrais’ é parte importante do resultado deste projeto. A obra traz textos de artistas com quem Herê dividiu sala de ensaio em suas montagens recentes. Marina Brito, Rogério Mesquita, Lara Leôncio, Klebson Alberto, Wallace Rios, Marina Brizeno e Liliana Brizeno refletem sobre os processos coletivos conduzidos pela diretora e os seus desafios em meio a esse furor criativo para além da tipologia da cena. O Projeto #HerêAquinoMundo é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020.
// Mostra de espetáculos abre programação celebrando a diretora Herê Aquino
Quarta-feira, 17, às 15h: Putz, a menina que buscava o sol
Quarta-feira, 24, às 19h: Iande Tekoha
Quarta-feira, 31, às 19h: O ano que não acabou