Microempresários contam como conseguiram driblar a crise se reinventando na internet
A consultora e expert em empreendedorismo e marketing digital Ellen Moraes vem se dedicando aos microempreendedores oferecendo cursos para driblar a crise atual
Rafaela Oliveira abriu uma loja logo antes da recessão causada pela Covid-19 e, pouco tempo depois, se viu desesperada quando eclodiu a crise. “Precisei, da noite para o dia, mudar todo o foco do meu negócio, que precisou deixar de ser físico e virar virtual”, lembra. A moça, experiente vendedora, precisou se reinventar para vender online, algo novo para ela. Pode parecer simples colocar anúncios na rede e fazer vendas, mas não é. Há dicas e truques para tornar o negócio mais atraente e fazer seu anúncio parecer mais interessante em relação aos outros. Não apenas para o comércio. A advogada Izabela Oliveira não dominava a internet, mas conseguiu criar seu próprio site e atrair clientes. A consultora Ellen Moraes, especialista em negócios e marketing digital, explica que dominar este mundo é requisito obrigatório. O erro de muitos que querem empreender ou ampliar seus negócios de forma online é não ter noção dos mecanismos disponíveis, “muitos apenas vêem a internet como um grande espaço de classificados ainda, mas não é, tem que saber onde e como anunciar e de que forma captar e cativar novos clientes todos os dias”, afirma a especialista.
Ellen Moraes criou o método EPI (Expandindo Pela Internet), procurado por diversos microempreendedores, o que fez com que não quebrassem nesta crise. A técnica consiste em aprimorar as ferramentas de captação de clientes pela internet. O curso, com preço acessível, ajudou pessoas como a Rafaela Oliveira, citada no início desta matéria. “Eu sabia vender e gerir uma loja, mas na hora de ir para a internet vi que havia diferenças, a linguagem é outra, além da possibilidade falar com clientes de todo Brasil”, afirma. Assim como Rafaela, o empreendedor Régis Barreto viu que precisava de mais do que uma boa conexão, um computador e um smartphone. “Depois que descobri como usar o Google ADS, aumentou em 200% a clientela, precisei até paralisar os anúncios e reagendar clientes”, conta.