Mercado Livre dobra lucro líquido e apresenta crescimento robusto em GMV
|
|
● Crescimento de Volume de vendas, das transações de adquirência e da carteira de crédito aceleraram sequencialmente na Argentina, Brasil e México ● Mercado Pago ultrapassou 50 milhões de usuários ativos mensais pela primeira vez ● Mercado Livre comemora seu 25º aniversário neste mês de agosto |
|
|
|
São Paulo, 1º de agosto de 2024 — O Mercado Livre (NASDAQ: MELI), empresa líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, anunciou hoje um forte desempenho financeiro e operacional no segundo trimestre de 2024. O crescimento de volume de vendas brutas (GMV), volume de transações de adquirência (TPV) e portfólio de crédito acelerou sequencialmente nos três principais mercados.
“Seguimos sustentando o ótimo momento no Mercado Livre, à medida que mantemos os níveis de entrega e execução da nossa estratégia de longo prazo. Nosso ecossistema está ganhando mais tração com investimentos em produtos, tecnologia e níveis de serviço em constante evolução, fortalecendo nossa posição como plataforma líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina. Com isso, apresentamos fortes resultados financeiros com crescimento de receita de 42% e lucro líquido aumentando 103% para US$ 531 milhões“, disse Martin de los Santos, Diretor Financeiro do Mercado Livre.
Em Commerce, o GMV apresentou um crescimento robusto, com o Brasil sendo o destaque com aceleração ano a ano para 36%, seguido pelo México com crescimento de 30%, enquanto a Argentina melhorou seu resultado na comparação com o primeiro trimestre de 2024. O número de compradores únicos também cresceu, atingindo cerca de 57 milhões de usuários, e o de itens vendidos aumentou em 29%, com a curva de crescimento destes dois pontos sendo a maior desde o início de 2021. A expansão da rede de “fulfillment”, juntamente com iniciativas como o MELI Delivery Day (dias programados para entregas semanais) e nosso programa de fidelidade MELI+, melhoraram a experiência geral de compra para compradores e vendedores e estão causando maior engajamento.
Na frente de banco digital, o Mercado Pago ultrapassou pela primeira vez a marca de 50 milhões de usuários mensais ativos neste segundo trimestre, refletindo a crescente adoção dos serviços financeiros da plataforma. O sucesso da Conta Remunerada, produto lançado no Brasil em março e também disponível na Argentina, impulsionou um crescimento significativo nos ativos sob gestão, em meio aos planos de estender essa estratégia ao México. A carteira de crédito registrou um forte crescimento de 51% em relação ao ano anterior, com os cartões de crédito apresentando um bom desempenho e reforçando a proposta de valor do Mercado Pago.
No negócio de adquirência, o TPV atingiu quase US$ 34 bilhões, um aumento de 24% em relação ao ano anterior, impulsionado pela estratégia focada no serviço a comerciantes de maior dimensão no negócio de POS (pontos de venda) e na expansão dos pagamentos online em mercados-chave, que continua sustentando o crescimento neste segmento.
A plataforma de Ads continua crescendo, aumentando 51% em relação ao ano anterior e atingindo 2% do GMV. À medida que a audiência e o engajamento crescem, os dados proprietários do Mercado Livre permitem aos anunciantes alcançar usuários específicos em diferentes fases da jornada de compra. Os Product Ads continuaram crescendo e os Display Ads seguem crescendo bem, assim como as novas oportunidades neste segmento. O Mercado Livre anunciou recentemente uma parceria com a Disney que fornece aos anunciantes acesso ao Disney+ através do DSP (demand side platform)do Mercado Livre, marcando o primeiro passo na oferta de publicidade fora do nosso ecossistema.
“O Mercado Livre comemora seus primeiros 25 anos com orgulho de suas conquistas no sentido de democratizar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros na América Latina. Desde 1999, temos construído um negócio sustentável que fornece a milhões de pequenas e médias empresas as ferramentas necessárias para competir com os grandes players; habilita a transição de varejo offline para online a com um serviço de qualidade mundial para dezenas de milhões de consumidores, e segue incluindo milhões de pessoas ao sistema financeiro brasileiro. Com isso, continuamos entusiasmados e confiantes de que o melhor ainda está para vir”, concluiu de los Santos.
Highlights financeiros do Q2 2024
Resultados consolidados: ● A receita continuou a crescer, atingindo US$ 5,1 milhões, crescimento de 42% versus o segundo trimestre de 2023. ● O lucro operacional foi de US$ 726 milhões, alta de 9% ano a ano no geral e alta de 31% excluindo a Argentina. ● O lucro líquido aumentou 103% para US$ 531 milhões, com uma margem de 10,5%, a mais alta dos últimos oito anos. ● O fluxo de caixa livre ajustado foi de US$ 678 milhões, representando um aumento de 368% ano a ano, destacando a força da geração de caixa da empresa.
Commerce: ● A receita líquida de Commerce no primeiro segundo aumentou 53%, na comparação com o ano anterior, atingindo US$ 3 bilhões. ● O GMV, valor total das mercadorias vendidas, aumentou 20% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 12,6 bilhões. ● O número de compradores únicos cresceu 19% em relação ao ano anterior, registrando o ritmo mais rápido de crescimento desde o primeiro trimestre de 2021 e atingindo 56,6 milhões. Também houve número recorde de 416 milhões de itens entregues e participação do Fulfillment em 52% deles. ● Mais de 94,3% dos envios no período foram feitos pela rede gerenciada do Mercado Livre, com 76,3% das entregas realizadas em menos de 48 horas. ● A receita de Mercado Ads aumentou 51% na comparação ano a ano, com o segmento de publicidade digital do Mercado Livre alcançando 2% do GMV pela primeira vez. Banco digital: ● Mercado Pago segue crescendo de forma acelerada, com a receita líquida atingindo US$ 2,1 bilhões no segundo trimestre. ● O TPV aumentou 35% na comparação ano a ano e atingiu US$ 46 bilhões de dólares, enquanto o número total de usuários ativos mensais ultrapassou a marca de 50 milhões pela primeira vez, chegando a 52 milhões de usuários ativos. ● O TPV de adquirência, que representa todos os pagamentos processados e liquidados através do Mercado Pago, tanto no marketplace como fora dele, atingiu US$ 34 bilhões, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. ● A carteira de cartões de crédito aumentou 146% no segundo trimestre, atingindo US$ 1,8 bilhão, crescimento impulsionado por 1,6 milhão de novos cartões emitidos no Brasil e no México. ● Os ativos sob gestão, graças principalmente ao sucesso da Conta Remunerada na Argentina e no Brasil, aumentaram 86% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 6,6 bilhões no segundo trimestre. ● O número de apólices de seguro ativas cresceu quase 100% em relação ao ano anterior. Este desempenho recorde no segundo trimestre foi impulsionado pela Hot Sale no México e na Argentina, que impulsionou a venda de 2,6 milhões de apólices. Sobre o Mercado Livre Fundado em 1999, o Mercado Livre, Inc (NASDAQ: MELI) é a companhia líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, com operações em 18 países. A empresa oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. O Mercado Livre busca facilitar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros na América Latina, um mercado que oferece grandes oportunidades e alto potencial de crescimento. Utiliza tecnologia de qualidade mundial para criar soluções intuitivas e adaptadas à cultura local para transformar a vida de milhões de pessoas na região. Mais informações em http://investor.mercadolibre. |