*Mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana registra melhor trimestre em 9 Anos*
O mercado imobiliário da Região Metropolitana de Fortaleza registrou, no primeiro trimestre de 2024, o melhor desempenho dos últimos 9 anos. Os números foram apresentados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), nesta segunda-feira (29/04).
O levantamento revelou que o número de unidades habitacionais comercializadas entre janeiro e março deste ano cresceu 51,68% em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 3.792 unidades vendidas.
De acordo com o Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon-CE, este aumento significativo é atribuído à baixa dos juros e ao maior acesso ao crédito, fatores que impulsionaram o mercado imobiliário regional. “Acreditamos que o ano de 2024 será muito promissor para a construção civil. Já observamos um aumento na procura nos estandes, o que nos leva a crer que será um ano excelente”, afirmou.
Os dados revelam um crescimento particularmente expressivo em Fortaleza, que liderou as vendas com 2.347 unidades comercializadas. As demais vendas foram distribuídas entre Aquiraz (166), Caucaia (531), Eusébio (518), Itaitinga (4) e Maracanaú (182).
Em Fortaleza e Região Metropolitana, a pesquisa mostra um certo equilíbrio entre os modelos de padrão econômico e os demais padrões, com 1.571 unidades do padrão econômico vendidas e 1.941 unidades de outros padrões.
Para Patriolino Dias de Sousa, o padrão econômico deve se destacar ainda mais no segundo trimestre de 2024, frente aos estímulos oferecidos pelos governos federal e estadual. “A gente sempre teve a base da pirâmide comprando bem e, no último ano, com o novo Minha Casa Minha Vida, teve um crescimento. E ainda vai ter um crescimento no Estado com o Entrada Moradia Ceará, que vai ter um bônus de R$ 20 mil na entrada”, observou.
Neste contexto do programa _”Minha Casa, Minha Vida”_, a Planet Smart City vem se destacando no mercado cearense com seus projetos confortáveis e tecnológicos. No momento, a proptech ítalo-britânica especialista na construção de cidades inteligentes se prepara para o lançamento da sua mais nova residência, a Casa Aurora, que deve contribuir ainda mais para manter o mercado imobiliário cearense aquecido.
A Casa Aurora está localizada na Smart City Laguna, em São Gonçalo do Amarante. O imóvel tem dois quartos, um banheiro, cozinha, área de serviço e varanda, dispostos em uma área de 65 metros quadrados, além de um quintal e jardim.
As casas ainda podem ser equipadas com diversas soluções inteligentes e tecnológicas que facilitam a vida de seus moradores. Para Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City no Brasil, este é o principal diferencial das residências entregues pela Planet no padrão MCMV.
_”Nós buscamos não apenas atender, mas superar as expectativas dos nossos clientes. Nossos imóveis se encaixam no padrão do programa Minha Casa, Minha Vida, mas vão além, oferecendo soluções inteligentes e tecnológicas que tornam a vida dos moradores mais prática e confortável. Acreditamos que moradia não é apenas um teto sobre a cabeça, mas sim um ambiente que impulsiona o futuro. Por isso, essa dedicação em proporcionar residências que não só atendam às necessidades básicas, mas que também ofereçam oportunidades e tecnologias inclusivas, elevando as escolhas de vida de cada pessoa”_, afirma a CEO.
*LANÇAMENTOS*
Em relação aos lançamentos imobiliários, Fortaleza registrou um aumento de 233% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o ano anterior, totalizando 10 novos empreendimentos. Este crescimento representou um aumento de 10,14% na quantidade de unidades habitacionais lançadas na capital.
Embora tenha havido uma queda nos lançamentos na Região Metropolitana, os números continuam a demonstrar um aquecimento do mercado imobiliário local, posicionando Fortaleza como uma das principais praças do Nordeste em termos de desempenho.