Mercado em expansão: E-commerce B2B deve crescer anualmente e empresas precisam adaptar a logística de entregas

Cresce a quantidade de empresas que fazem negócios online com outras companhias; logística não é a mesma aplicada para entregas B2C

O crescimento de mercado e da competitividade reforçam a necessidade de experiências customizadas de entregas. Foto: Freepik

O e-commerce B2B deve ter crescimento global anual de 19,7% de 2022 até 2030, segundo o estudo realizado pela consultoria de mercado Grand View Research. Em 2021, o mercado global B2B atingiu o valor de USD 6,9 bilhões. Os dados refletem o atual cenário do varejo online, que teve grande desenvolvimento nos últimos anos.

Diante deste cenário de crescimento contínuo, a logística das empresas que operam digitalmente precisa ser readaptada, para acompanhar o desenvolvimento de mercado e suprir as demandas das marcas. Mas as estratégias usadas para o tratamento com o público, a que chamamos de B2C (do inglês business to consumer, ou “de negócio para consumidor”) são diferentes das usadas com foco em outros negócios, conhecidos por B2B (do inglês business to business, ou “de negócio para negócio”).

“Quando tratamos de logística B2B,  as negociações são realizadas entre pessoas jurídicas, os pedidos são maiores e com multivolumes, o ticket médio é maior, as rotas e os prazos de entrega são definidos antecipadamente, a performance precisa ser próxima a 100% e o suporte quase que em tempo real”, afirma Fernando Sartori, fundador e CEO da Uello, logtech especializada em gestão de transportes.

Pensando em ajudar as empresas do segmento B2B a adaptar seus processos de logística dentro do mercado em expansão, Fernando Sartori elencou três dicas. Confira:

1 – Experiências customizadas de entregas

O crescimento de mercado e da competitividade reforçam a necessidade de experiências customizadas de entregas: 72% dos clientes corporativos esperam que as empresas saibam reconhecê-los como únicos e identificar seus interesses, de acordo com a pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, realizada pela Dito CRM e o Opinion Box. Oferecer modelos diferentes de operação para cada cliente não é um luxo, mas uma necessidade.

2 – Mapeamento antecipado de rotas 

As entregas no B2B seguem a linha definida pela equipe de planejamento. Para alcançar melhores resultados, é necessário mapeamento e estudo das rotas de acordo com o território de atuação das empresas. Esse fator permitirá maior agilidade nas entregas, reduzindo custos operacionais, além de permitir a redução de poluentes, porque os veículos conseguem armazenar maior quantidade de produtos e, com isso, diminuir o número de viagens.

“O mapeamento precisa ser realizado de maneira antecipada, prevendo os cenários possíveis durante a trajetória das frotas, entendendo a peculiaridade de cada ponto de destino (drop-off points) e janelas de horários, garantindo a eficiência das entregas no prazo estabelecido entre os parceiros”, explica Sartori.

3 – Escolha correta dos parceiros

Escolher a empresa que realizará a logística e entrega dos itens é uma das escolhas mais importantes no B2B. Esse fator será decisivo para os resultados que serão obtidos a curto e longo prazo, podendo gerar novas expansões de mercado através da customização operacional.

“É necessário uma avaliação completa dos cases de sucesso e dos resultados de mercado que a empresa poderá proporcionar. A Uello, por exemplo, realiza mais de duzentas mil entregas por mês, para mais de 150 clientes, entre eles Renner, MMartan, Petz, Dengo e Mobly. Desde nossa  fundação, em 2017, foram mais de cinco milhões de entregas efetuadas.”, ressalta o CEO.

Sobre a Uello

A Uello é uma das 289 empresas brasileiras que apresentam soluções para otimização da logística, processamento de pedidos, coleta, transporte e entregas, segundo estudo da Liga Insights. A empresa utiliza as mais inovadoras tecnologias de mercado, que entregam melhores performances para a atividade das companhias clientes. Por meio de uma plataforma SaaS exclusiva no mercado, a Uello é capaz de promover a orquestração e controle de diferentes frotas em tempo real, voltada para diversos segmentos.

A Uello realiza mais de sete mil entregas por dia, para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Alpargatas, Dengo e Mobly. Desde sua fundação, em 2017, foram mais de cinco milhões de entregas efetuadas.

A empresa recebeu premiações importantes, como o “Ranking Exame Negócios em Expansão”, “100 Startups to Watch” e “100 Open Startups”, pela segunda vez consecutiva, e participou de acelerações das renomadas 500 Startups (EUA) e Scale-Up, da Endeavor. Em abril de 2022, a empresa foi adquirida pela Lojas Renner.

 

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