Mercado de franquias no Ceará cresce 13,2% em 2023 e atrai marcas de outros estados

Número de unidades que atuam no segmento por meio do franchising cresceram 9,3% no ano passado

 

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Ceará registrou um faturamento de mais de R$ 5 bilhões em 2023 no mercado de franquias, com um crescimento de 13,2% e gerando mais de 36 mil empregos diretos nas mais de 4.200 operações espalhadas por todo o estado. Com mais de 9 milhões de habitantes, o Ceará é um dos estados mais populosos do Nordeste. A capital, Fortaleza, é uma das cidades que segue no mapa de expansão de franquias de marcas famosas em vários segmentos, mas existem oportunidades para diversos municípios. Veja algumas das redes que divulgaram o plano de expansão para o estado cearense.

 

5àsec
Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. A marca é a maior do segmento de lavanderias do Brasil, com mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro. Atualmente, são nove operações do Grupo 5àsec, distribuídas entre as marcas 5àsec e LavPop no Ceará. Até 2025, a rede francesa visa a implantação de mais 15 novos pontos de venda no estado de ambas as marcas nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato e Itapipoca, explorando diferentes modelos de negócios, como Autosserviço e Express. Para quem deseja se tornar um franqueado, o investimento parte de R$ 150 mil. O prazo de retorno para ambas as redes é entre 24 e 40 meses.

 

Água Doce Sabores do Brasil

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do conceito de restaurante completo, a rede conta dois modelos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away. A rede ainda não conta com unidades no Ceará, mas por ser um estado promissor, o plano de expansão visa a implantação de três novas operações no próximo ano. Entre os locais de interesse, além da capital, a marca busca outros municípios estratégicos, como Juazeiro do Norte e Caucaia, assim como outras oportunidades em cidades com população acima de 100 mil habitantes. Para quem deseja fazer parte da rede, o investimento do modelo Express é de R$ 594 mil; do formato Delivery é partir de R$ 460 mil; e do modelo Máster é a partir de R$ 690 mil. Os valores incluem a taxa de franquia, capital de giro e instalação, com prazo de retorno a partir de 36 meses, dependendo do formato do negócio.

 

Casa do Celular

Com mais de 200 unidades, sendo 50 no Ceará, a Casa do Celular nasceu como franquia na capital Fortaleza trazendo o sonho de seu fundador, Darlan Almeida, de democratizar o serviço de tecnologia e celulares, além de expandir ainda mais em todo estado. Incluída em um dos setores que mais crescem no País, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$ 150 mil. Atualmente, a rede é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D, devido a sua política de atendimento premium. O plano da empresa é chegar a 300 lojas em todo o Brasil até o final de 2024.

 

Casa do Construtor

A Casa do Construtor, franquia de locação de equipamentos para a construção civil, busca potenciais franqueados e, neste primeiro momento, as cidades-alvo são Quixadá e Quixeramobim. Atualmente, a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina conta com 11 unidades localizadas, além da capital, nas cidades de Aquiraz, Crato, Juazeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Tianguá e Eusébio. Esta última, inclusive, constitui um marco importante, como conta o diretor de Expansão, Bruno Arena. “Temos uma meta audaciosa de chegar às mil lojas até 2025 e a operação de Eusébio, inaugurada há menos de três meses, é a de número 600, o que mostra que estamos no caminho certo. No Ceará, pretendemos abrir, até 2025, 15 novas unidades, que devem gerar investimentos da ordem de R$ 15 milhões”.

 

Divino Fogão

Desde 1984, o Divino Fogão lançou no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, a marca é nacionalmente reconhecida por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. A rede conta com mais de 210 pontos de vendas, entre restaurantes e dark kitchens, e está presente em todas as regiões do País. Atualmente, são seis restaurantes do Divino Fogão no Ceará, localizados nas praças de alimentação de shopping centers de Fortaleza e Sobral. Pensando em novos modelos de negócios, a rede planeja aumentar a capilaridade com a abertura de, ao menos, mais seis dark kitchens até 2025, nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú. O investimento para se tornar um licenciado da marca e operar por meio das cozinhas invisíveis é a partir de R$ 19,5 mil.

 

Ensina Mais Turma da Mônica

Com 92 unidades no Brasil, a Ensina Mais é uma franquia de apoio escolar licenciada Turma da Mônica e faz parte do Grupo MoveEdu. A rede oferece programas educacionais e surgiu da necessidade de melhoria na educação de base das crianças e jovens no Brasil. A missão da marca é fortalecer a construção da base educacional dos alunos de forma lúdica e inovadora, contribuindo para sua formação. Hoje, são contam com uma escola no Ceará, em Fortaleza. Com um plano de expansão sólido, a região segue no foco da franqueadora, que deseja implantar mais oito escolas no estado. Entre os municípios de interesse, constam Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Caucaia, Juazeiro do Norte, Eusébio, Crato, Maranguape e Itapipoca. O investimento inicial para se tornar um franqueado da Ensina Mais Turma da Mônica é a partir de R$ 150 mil, com prazo de retorno a partir de 12 meses.

 

Peça Rara

O Peça Rara Brechó, fundado há 17 anos, é uma das principais marcas no segmento de second hand (uso de segunda mão). Com 180 lojas comercializadas pelo País, a marca expande sua rede pelo Ceará. Atualmente, o estado conta com duas lojas abertas e uma em fase de implantação. As duas unidades em operação, na Joaquim Távora e em Guararapes, faturaram em 2023 R$ 4,2 milhões e comercializaram 78 mil itens de segunda mão. A rede de franquias tem mapeados mais pontos na capital e em cidades no interior do estado, acima de 80 mil habitantes, para investir em novas lojas.

 

Prepara Cursos

A Prepara Cursos é uma franquia de ensino fundada em 2004, que oferece mais de 100 cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e à distância. Entre eles, há opções de formações livres nas áreas da Informática, Linguagem, Tecnologia, Marketing, Design, entre outras, nas modalidades presencial e EAD. Além dos cursos profissionalizantes, a instituição também disponibiliza graduação e pós-graduação à distância e semipresencial nas áreas da Programação, Pedagogia e Marketing. Pertencente ao Grupo MoveEdu, atualmente a marca conta com 290 escolas em diferentes regiões brasileiras, que juntas somam mais de 70 mil alunos. No Ceará, por exemplo, são duas escolas em operação, em Fortaleza e em Caucaia. O plano de expansão da marca contempla a abertura de pelo menos cinco escolas até 2025. O interesse da Prepara Cursos é aumentar a sua capilaridade tanto na capital como em municípios que englobam a região metropolitana. O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 150 mil, com prazo de retorno a partir de 12 meses.

 

Rede iGUi

Fundada em 1995 no Rio Grande do Sul, a Rede iGUi é reconhecida como a maior fabricante e comercializadora global de piscinas pré-fabricadas e, atualmente, possui mais de 1.200 unidades espalhadas por 54 países, sendo uma das marcas mais internacionalizadas do Brasil. Além das lojas, a iGUi tem 40 fábricas instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos que atendem todos os continentes. No Ceará, a franquia conta com 30 unidades, que variam entre iGUi, Splash e TRATABEM, e possui uma fábrica em Pacajus, município localizado na região metropolitana de Fortaleza. Além disso, o estado também recebeu a 1ª unidade da loja conceito da TRATABEM, chamada de TRATABEM Plus, localizada em Jericoacoara. A operação conta com um novo projeto arquitetônico e premium, inspirada na iGUi Conceito.

 

Royal Face

Pioneira em harmonização facial, a Royal Face revolucionou o segmento de tratamentos estéticos com o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso a um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado. Fundada em Curitiba, no Paraná, por Andrezza Fusaro, a rede faz parte do Grupo SMZTO. Com mais de 270 unidades em todo o País, sendo cinco no Ceará, a marca tem como sócios a atriz Flávia Alessandra e o comunicador Otaviano Costa. Em busca de novos mercados, a Royal Face quer ampliar em cerca de 10% a presença no estado em questão. A marca é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e atua desde 2018 no sistema de franquias com dois modelos de negócios: Slim e Premium e com mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais.

 

Rockfeller

Fundada em 2004, em Santa Catarina, a Rockfeller nasceu com o compromisso de buscar a excelência no ensino de idiomas. Com um crescimento rápido e sustentável, a Rockfeller abriu sua primeira franquia em 2006 e, em 2008, implementou seu modelo de negócios como franqueadora, expandindo suas unidades por várias partes do Brasil. Atualmente, a marca conta com 96 unidades instaladas em todo o país e tem planos de abrir mais 100 escolas nos próximos dois anos. No Ceará, a rede tem duas escolas situadas em Fortaleza e Juazeiro do Norte e a projeção de expandir mais cinco unidades nas demais cidades do Estado.
Atendendo a um público diversificado, desde crianças até adultos, a rede atua com modelo de negócios presencial e adapta-se às necessidades de seus alunos em que proporciona flexibilidade e conveniência. A escola recebeu algumas premiações e em 2022 recebeu o Selo de Excelência pelo 8º ano consecutivo pela ABF.
Com foco em conversação e salas de aulas que favorecem a interação, a Rockfeller se destaca não só pela qualidade de seu ensino, mas também pela satisfação de seus franqueados, mantendo-se como uma referência no mercado de idiomas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar