Mercado de franchising registra um baixo índice de excelência e preocupa especialistas

Acelerador de franquias, Fábio Constantino aponta que o cenário pode levar a um aumento na taxa de mortalidade do setor

De acordo com dados levantados na última pesquisa feita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), somente 227 das 3.077 redes de franquias em operação no país conquistaram o prêmio de excelência em franchising. O número representa apenas 7.37% do setor, o que preocupa os especialistas. Fábio Constantino, CEO da Bumbos, empresa especializada em expansão de marcas e negócios, destaca que apesar do grande número de franqueadores no mercado, a baixa no índice de excelência aponta uma tendência de alta na taxa de mortalidade entre elas.

Para estar presente no ranking da ABF, das 50 maiores franqueadoras do Brasil, é necessário ultrapassar a marca de 377 operações vigentes. No entanto, essa expansão não é realidade para franqueadoras no Brasil, devido à falência precoce no mercado e a dificuldade de crescimento financeiro. Fábio considera que uma das principais razões que levam a este cenário é a desorganização do fluxo operacional necessário. Isso inclui administração, marketing, implantação de novas unidades e suporte à redes franqueadas – sendo este, o pilar essencial para atingir a excelência do franqueado.

No entanto, destaca que o cenário pode ser revertido, pois é um mercado que gera alta rentabilidade e crescimento sustentável, à medida que é bem administrado. Para isso, a busca das franqueadoras por soluções integradas a fim de aprimorar as operações e garantir uma posição elevada diante do mercado segue sendo primordial na busca pela excelência.

O mercado de franquias ainda é uma das melhores opções para se investir, uma vez que o modelo de negócio é testado, validado e principalmente existe uma mitigação do risco. Constantino afirma que, para quem tem o perfil empreendedor, abrir franquias pode ser tão benéfico quanto investir em uma empresa nova.

Fábio Constantino é economista, especialista em gestão e expansão de franquias e CEO da Bumbos – Sales as Service

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar