Melhores práticas em sala de aula são apresentadas pelo Brasil

Seminários Conectando Boas Práticas acontecerão em 60 cidades para promover troca, enriquecimento das aulas e a valorização do professor.

Entre os meses de outubro e novembro, o Brasil irá conhecer as melhores práticas pedagógicas que acontecem nas salas de aula do país. Em 60 cidades, de todos os estados, acontecerá o Seminário Conectando Boas Práticas, onde os professores das redes pública e particular apresentarão as atividades que têm feito com seus alunos que geram bons resultados de aprendizado.

O evento é fruto do 1o edital do Conectando Boas Práticas, que teve quase 7 mil práticas pedagógicas inscritas. O critério para participação era estar alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que será obrigatória a partir do ano que vem, ser uma prática bem sucedida em engajar alunos e ser replicável por todo Brasil. O edital abrangeu todos os anos escolares, do Ensino Infantil ao Médio. 

Foram selecionadas as 10 melhores práticas por cidade ou rede, que serão apresentadas por seus autores e co autores, em seminários interativos e engajantes que garantam uma troca rica entre todos os professores. A ideia é reconhecer, valorizar e promover momentos de trocas entre educadores, principalmente com práticas que podem ser replicáveis e enriquecerem outras salas de aula e gestão escolar. Das práticas selecionadas, vemos desde gestão democrática na escola, inclusão digital para professores, sustentabilidade, intolerância religiosa a valorização da cultura indígena. Ensinando alunos sobre empatia, valorização do meio ambiente, conhecimento digital e cultura local, assim como elaborar uma gestão democrática na escola em sua gestão escolar.

Além disso, alguns seminários irão receber convidados especiais. Professores que tiveram suas práticas reconhecidas em prêmios nacionais e internacionais irão dividir suas experiências com os outros participantes. 

No dia 4 de novembro, os seminários acontecem na cidade de Assis (SP). No dia 5, em Recife (PE), Campina Grande (PB), Figueirópolis (TO) e Quixeramobim (CE). Dia 7 é a vez de Açu (RN) apresentar as melhores práticas de seus professores. E dia 8, os seminários acontecem em Guarulhos (SP), Vitória (ES) e Tucuruí (PA).

Para acessar a programação completa e se inscrever é só acessar o site do Seminário Conectando Boas Práticas: https://conectandosaberes.org/conectandoboaspraticas/seminarios-locais/. Todos os eventos são gratuitos. 

SOBRE A CONECTANDO SABERES

De professor para professor: esse é o espírito da rede Conectando Saberes. Desde 2015, quando foi criada com o apoio da Fundação Lemann, a Conectando Saberes cresceu bastante. Começamos com 30 professores de escola pública que transformam a educação dentro de suas salas de aula e chegamos a uma rede com mais de 500 membros, representados em mais de 60 núcleos nas 27 unidades federativas do Brasil. Isso nos mostra que é possível atrair mais professores inspiradores e potencializar a força transformadora da profissão docente, intensificada quando pensamos juntos em ações para a educação brasileira.

SOBRE A FUNDAÇÃO LEMANN

Trabalhamos por uma educação pública de qualidade para todos e apoiamos pessoas e organizações que dedicam suas vidas a solucionar os principais desafios sociais do Brasil. Somos uma organização familiar, sem fins lucrativos, e atuamos sempre em parceria com governos e outras entidades da sociedade civil, de maneira plural, inclusiva e buscando caminhos que funcionam na escala dos desafios do Brasil. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de pessoas e organizações que trabalham por um Brasil melhor. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar