Medidas do governo podem dar impulso à economia e ao mercado

Confira a análise do Economista-Chefe da Nova Futura Investimentos, Pedro Paulo Silveira

 

O mercado pode ter novo impulso se o governo anunciar, de fato, novas medidas para estimular a economia. A liberação das contas de FGTS e PIS/PASEP podem jogar R$ 65 bilhões na economia, com potencial de impulso de pelo menos 0,9% no PIB anual, que é projetado até agora em 0,75%. Além da liberação dessas contas, que deve acelerar o consumo das famílias, o governo pode anunciar as ações de privatização, que podem dar mais uma acelerada no Ibovespa.

O futuro do Ibovespa abriu em alta de 300 pontos, sinalizando que o mercado aguarda sinais do exterior. A cautela ainda está segurando o dólar, que começou com leve queda de 0,1%. Os juros, por sua vez, voltaram a cair, com o jan/2027 saindo a 7,28% aa. O dia deve ficar por conta de eventos corporativos, enquanto aguarda-se a divulgação das medidas.

No exterior, as bolsas continuam a refletir os resultados corporativos, que tiveram Bank of America, na abertura, com mais uma surpresa positiva (US$ 0,74/ação). Ao longo do dia serão anunciados os resultados de Alcoa, Netflix e IBM. As taxas de juros de longo prazo voltaram a cair, com destaque para as treasuries de dez anos dos EUA. O diferencial entre os juros de 3 meses e 10 anos voltou a cair para -5 bps. O índice S&P500 está acima dos 3 mil pontos, mas precisa de novos impulsos para voltar a bater recordes. O mercado deve ficar focado nos resultados corporativos até a reunião do FED.

 

Sobre a Nova Futura Investimentos

Sócia-fundadora da BM&BOVESPA, a Nova Futura Investimentos, foi fundada em 1983, atua nos mercados de commodities, renda fixa, renda variável e seguros. Com presença nacional, a instituição financeira conta com 21 escritórios espalhados por diversas cidades do país. Ao longo de mais de três décadas de existência, se consolidou como uma das maiores e mais independentes casas de investimentos do Brasil.

Com tradição no mercado institucional, vem se tornando referência no varejo, oferecendo a mesma qualidade já ofertada ao mundo empresarial agora também para pessoas físicas. Em 2017, confirmando a tradição de excelência, a corretora recebeu o selo Nonresident Investor Broker, que reconhece a estrutura organizacional e tecnológica especializada na prospecção de clientes, prestação de serviços de atendimento consultivo assim como execução de ordens e distribuição de produtos da BM&FBovespa para investidores não residentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar