Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Manual de qualidade da Hapvida NotreDame Intermédica recebe certificação ISQua

Maior autoridade do mundo em segurança do paciente e em qualidade de saúde, a certificação da International Society for Quality in Health Care (ISQua) confere acreditação ao manual do programa próprio de qualidade da rede Hapvida, por meio do selo Standards

O manual de qualidade da maior empresa de saúde da América Latina, com quase 16 milhões de beneficiários, conquistou a certificação da International Society for Quality in Health Care (ISQua). O documento, intitulado Qualitotal, é utilizado como parâmetro no programa de monitoramento das unidades de saúde da Hapvida NotreDame Intermédica.

A ISQua é considerada a maior autoridade do mundo em segurança do paciente e qualidade de saúde e é uma organização sem fins lucrativos. A Associação de Avaliação Externa (EEA, na sigla em inglês) avalia 66 requisitos, de seis princípios diferentes, em um processo minucioso até a obtenção do reconhecimento pleiteado. O processo durou mais de um ano e, em 30 de abril, o selo Standards, de padrões de qualidade, foi confirmado.

“Receber esse reconhecimento é um marco muito importante não só para a empresa, mas para todo o ecossistema de saúde. Evidencia o quanto estamos alinhados às melhores práticas internacionais e isso foi validado por um órgão isento, que é referência mundial”, afirmou a diretora de Certificações e Qualidade Assistencial da Hapvida NotreDame Intermédica, Irina B. Okidoi.

Desde 2019, a Hapvida NDI tem o Qualitotal, seu programa próprio de monitoramento da qualidade, que acompanha continuamente os indicadores e os processos de 84 unidades de saúde da rede, entre hospitais, clínicas de reabilitação, remoção, SADTs (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) e dois Núcleos Técnicos Operacionais (NTO), para verificação dos protocolos e das melhores práticas de segurança preconizados pelos órgãos reguladores, pela legislação relacionada e pelas referências internacionais.

“Como somos grandes e verticalizados, temos que ter um programa de acompanhamento e aferição da nossa operação para verificar como a unidade na ponta está executando aquilo que temos como premissa de qualidade”, explicou Okidoi.

Na avaliação rotineira in loco, são verificados mais de 3.500 requisitos, de acordo com o perfil das unidades de saúde. A análise é 360°, além de funcionários, são ouvidos também clientes para aferição de processos como higienização das mãos, ferramentas de transição de cuidado, práticas de cirurgia segura, entre outros. Há ainda a conferência da documentação.

“O nosso manual Qualitotal é muito completo, objetivo e abrange toda a legislação obrigatória, assim como os processos, inclusive com as práticas recomendadas pela  OMS, para segurança e melhoria de qualidade ao paciente”, destacou a diretora.

A acreditação é válida até 2028. Durante esse período, a empresa é acompanhada pela ISQua no que se refere às ações adotadas para aprimoramento dos processos e da evolução contínua. “Eles nos apresentam um conjunto de melhorias e, periodicamente, damos esse direcionamento. É, de fato, a melhoria contínua do nosso manual de avaliação”, pontuou.

Qualitotal
O programa de monitoramento de qualidade contabiliza a aderência das unidades de saúde aos processos instituídos no manual da rede. O Qualitotal é contínuo e referenciado nas legislações nacionais e melhores práticas internacionais. Trabalha a segurança do paciente e a qualidade assistencial por meio de uma abordagem consultiva, o que inclui visitas diagnósticas, de acompanhamento e de encerramento de ciclo, com o objetivo de otimizar processos e garantir o cumprimento de protocolos de ponta a ponta.

Após a avaliação presencial, são criados dashboards comparativos de resultado entre unidades, para analisar se houve evolução. Ao longo dos anos, foram criados dois selos: o Qualitotal (segurança) e o Qualitotal Platinum (processos de gestão, experiência do paciente e monitoramento de protocolos clínicos).

Entre os critérios de elegibilidade para o programa, estão o porte da unidade, o número de pessoas atendidas e a localização geográfica. “Queremos abranger o maior número de vidas possível”, destacou Okidoi.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 86 hospitais, 76 pronto atendimentos, 345 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.