Maculelê Redivivo será lançado no Dia Nacional da Consciência Negra
Maculelê, de autoria de Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues, uma das canções mais referenciais da música cearense e especialmente no universo do maracatu ganha um novo arranjo com direito a um clipe bem produzido. Celebrando o Dia da Consciência Negra, a canção será lançada simultaneamente, na quarta-feira, 20 de novembro, às 18h, nas plataforma digitais, no site Digital da Música Cearense, o clipe no canal de Pingo de Fortaleza no Youtube e presencialmente com apresentação de Pingo de Fortaleza, Maracatu Solar, grupo de Capoeira da Angola Òrum Áiyé e participação especial de Cláudio Mendes. A entrada é gratuita.
Gravada inicialmente em 1991 no LP Maculelê – Loas Catu Ybijá, de Pingo de Fortaleza, essa canção com sua força melódica e rítmica e letra atemporal, que referencia o Quilombo dos Palmares e seus líderes Zumbi e Ganga Zumba, em analogia com as problemáticas sociais contemporâneas do povo brasileiro, através das imagens e arquétipos das religiões de matriz africana, segue cada vez mais atingindo uma grande parcela do público e hoje é cantada e entoada por pessoas de múltiplas gerações.
Para coroar a trajetória de Maculelê, Pingo de Fortaleza convidou o multi-instrumentista e arranjador Claudio Mendes para a nova concepção de sua obra. “O Cláudio se entregou muito nessa concepção, ele mergulhou profundamente no meu processo e prática criativa e a partir das nossas trocas, criou e dirigiu o arranjo, diversificando bastante essa versão de Maculelê de suas outras gravações e ao mesmo tempo dialogando com sua historicidade e sua visão e prática aguçada da musicalidade atual”, afirma Pingo de Fortaleza.
No novo arranjo cantado de forma madura por Pingo de Fortaleza, Cláudio Mendes usou as vozes do Coro da gravação de 1991 de Raimundo Cassundé, Descartes Gadelha, Ricardo Black e Fernando Neri, incorporou o violão de Pingo de Fortaleza, e criou diversos climas rítmicos no decorrer da canção, executando também vocais, a gravação contou ainda com um grupo do Maracatu SOLAR e com o percussionista Igor Ribeiro.
Para a gravação do clipe, editado por Edson Sancho, que teve locação no novo Parque Rio Branco, além do grupo que participou das gravações do áudio, o artista contou com a participação do Mestre Rafael Magnata e do grupo de capoeira angola Òrum Áiyé executado a da dança do Maculelê.
Premiado na Lei Paulo Gustavo pela SECULTFOR , o novo áudio de Maculelê estará disponível a partir do dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) em todas as plataformas musicais e no site Digital da Música Cearense, e o clipe será lançado, às 18h, desse mesmo dia, virtualmente no YouTube e presencialmente na sede da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, com um grande encontro artístico com Pingo de Fortaleza, Maracatu Solar, grupo de capoeira angola Òrum Áiyé e participação especial de Cláudio Mendes. A entrada do espetáculo é gratuita.
Serviço
Lançamento de Maculelê Redivivo
Dia 20 de novembro, às 18h, nas plataformas digitais e no site Digital da Música Cearense www.digitaldamusicacearense.
Clipe no www.youtube.com/@
Espetáculo com Pingo de Fortaleza, Maracatu Solar, grupo de Capoeira de Angola Òrum Áiyé e Cláudio Mendes
Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR
Endereço: Avenida da Universidade, 2333, Benfica
Entrada gratuita