Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Longevidade Expo+Fórum encerra 4ª edição com 80 horas de conteúdo para uma audiência de mais de 815 mil pessoas

Edição 2022 consolida evento como o mais importante para o setor longevo, levando debates, novidades, tendências e entretenimento para o público maduro, que mais cresce no país

A cada 28 segundos “nasce” uma pessoa idosa no Brasil. Talvez esse seja o maior despertar para a importância de se falar e se pensar a longevidade. E é assim que a Longevidade Expo+Fórum encerra sua 4ª edição, reunindo mais de 200 palestrantes, 70 marcas expositoras, mais de 5 mil visitantes e audiência digital de mais de 800 mil pessoas para debater sobre o mais importante acontecimento do último século: envelhecer bem.

Mais de 700 pessoas trabalharam para esse evento acontecer e vejo o mesmo sentimento em todas: felicidade por fazer parte desse movimento. Como novo presidente do evento, minha missão é levar a Longevidade Expo+Fórum a todo país, não só pelo digital, mas por rodadas presenciais nos Estados também, em um processo constante de propor melhorias para a sociedade”, declara Walter Feldman.

A programação que ocupou os três dias de evento (29/09 a 01/10) trouxe painéis sobre como os maduros querem ser percebidos e atendidos, quais seus anseios e aspirações, além de inovações que estão surgindo para melhorar o envelhecimento dos brasileiros, em áreas como mobilidade urbana, medicina, consumo, tecnologia e educação. Só na cidade de São Paulo já são cerca de 2 milhões de idosos, e em 2025 essa população deve superar o número de jovens pela primeira vez, chegando a um terço dos paulistanos até 2050. Segundo dados do IBGE, a média da expectativa de vida dos brasileiros é de 76,8 anos e a tendência é um aumento gradativo com o avanço da medicina. Do ponto de vista econômico, o consumidor 50+ deve movimentar 2 trilhões de reais no país neste ano de 2022.

Nesse sentido, a Longevidade é um momento muito relevante, pois coloca a questão do envelhecimento na pauta da agenda pública e política”, pontua o coordenador de políticas públicas para a pessoa idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Renato Cintra. Assim como ele, personalidades dos setores público, social e privado como Gilberto Natalini, Cid Torquato, Joaquim Levy, Cida Portela, Raul Cutait, Jean Gorinchteyn, Alexandre Kalache, Eva Bettine, Luiza Helena Trajano, Michelle Queiroz, Luiz Felipe Pondé, Mona Rikumbi, Caco Barcellos e Heródoto Barbeiro também participaram dos debates, reforçando que é possível iniciativas públicas e privadas andarem lado a lado na busca por melhorias e direitos desse grande contingente populacional. A exemplo disso, a feira viabilizou o cadastro dos visitantes no Programa Contrata SP 50+, realizado pela Prefeitura de São Paulo que visa a inclusão de profissionais seniores no mercado de trabalho; e programas sociais como o Programa Trabalho Social com Idosos (TSI), do SESC, que há quase 60 anos oferece atividades de inclusão digital e cultural para os longevos.

Outro cenário levantado pelo evento foi a necessidade de as marcas estabelecerem uma melhor comunicação com esses consumidores, hoje cerca de 13% do PIB nacional. Especialistas em marketing e comunicação focados no setor, como Rita Almeida (da AlmapBBDO) e Martin Henkel (SeniorLab mercado & consumo 60+) comentaram que os longevos querem sentir-se, antes de tudo, úteis, ativos e ouvidos, e que as marcas devem rever as representações desses consumidores em suas campanhas.

Entre os setores econômicos que rapidamente perceberam e se adaptaram a essas demandas está o segmento de viagens e turismo, sendo hoje as agências especializadas nesse target as que mantém o mercado ativo na baixa temporada. Para a agência de turismo 2GO, especializada em viagens 50+, a edição 2022 da Longevidade Expo+Fórum mostrou-se muito positiva, tanto que já confirmou participação para 2023. Marcus Matta, diretor da agência, conta que o evento é uma oportunidade para ampliar sua base de cadastros para a estratégia de CRM baseada em uma rede de divulgação de notícias e pacotes.

A inclusão e retenção dos longevos nas corporações também se mostrou assunto relevante em meio a um cenário de exclusão dos profissionais com mais de 50 ou 60 anos das empresas, ao mesmo tempo em que a pirâmide etária está se invertendo. Avaliação comum entre os palestrantes do tema, como os professores da FGV/EAESP Fábio Gallo e Wesley Mendes, é de que profissionais das gerações anteriores à Z, por exemplo, têm se mostrado mais produtivos e ricos em repertório, hard soft skills, fazendo deles boas aquisições em quaisquer áreas. Além disso, o tema precisa ser visto pela perspectiva das práticas de ESG.

A 4ª edição marcou o lançamento dois grandes projetos: o Orgulho Gray e o Movimento E.L.U.S. O primeiro foi idealizado pela Longevidade Expo+Fórum, em parceria com André Almada, co-fundador do Grupo The Week, para criar uma rede de apoio e inclusão para a comunidade LGBTQIAP+. O diretor da Longevidade e representante da iniciativa, Junior Santos, aponta que a expectativa de vida de uma pessoa da comunidade LGBTQIAP+ é de apenas 35 anos. Esse dado reforça a urgência de se criar uma rede de proteção para essas pessoas, que muitas vezes acabam saindo cedo de casa e não constituem família. Assim, o cuidado com a saúde mental e os laços sociais são ainda mais importantes ao longo de seu envelhecimento.

Já o movimento E.L.U.S. foi lançado pela Rede Longevidade para difundir a causa da longevidade e da diversidade pela sociedade e organizações. Na ocasião, além de André Almada, nomes como Michelle Queiroz, Mariza Tavares, Mona Rikumbi, Vera Ronzella, Alexandre Kalache e Luiza Helena Trajano falaram sobre a união intergeracional pela representatividade de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência. Mona Rikumbi ressaltou que “quando se é minoria, envelhecer num país como Brasil é ainda mais desafiador”, citando como exemplo a discrepância entre a expectativa de vida de uma mulher moradora de um bairro nobre de São Paulo (cerca de 77,7 anos) e a de uma mulher negra e periférica (50 anos em média).

Outra novidade da Longevidade Expo+Fórum é edição conceito da Silver Week – programa de promoções e descontos especiais para os longevos em shoppings em todo o Brasil, que segue até dia 11 de outubro, em parceria com a ABRASCE e a ALSHOP. O lançamento contou com a participação de 52 shoppings, número que deve aumentar a cada ano. No encerramento, 1º de outubro, dia Mundial do Idoso estabelecido pela ONU, foi apresentada a carta-manifesto à sociedade, propondo um trabalho constante e conjunto entre iniciativas privadas e o poder público para estruturar dinâmicas sociais inclusivas, livres do etarismo, e promover mecanismos de segurança e autonomia para os indivíduos 50+, construindo uma Nação Amiga do Idoso.

Sobre o Longevidade Expo + Fórum
Criada em 2019, a Longevidade Expo + Fórum é um evento de negócios, experimentação e conteúdo voltado para o público 50+. Com edições anuais, reúne produtos, tecnologia, serviços e soluções dos setores de saúde, bem-estar, turismo, mercado de trabalho, finanças, cultura, tecnologia e lifestyle, entre outros. Tem realização e gestão da São Paulo Feiras Comerciais, organização com 49 anos de experiência e referência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais. Seus eventos incluem a Couromoda – maior feira de negócios do setor calçadista e de acessórios da América Latina; a Hair Brasil – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética Profissional; a São Paulo Prêt-à-Porter – destinada ao varejo de moda; e a Hospitalar – Evento Internacional para a Cadeia da Saúde adquirida em 2015 pela UBM plc e parte da Informa Markets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.