Liderança a distância: como gerenciar a empresa remotamente
Ferramentas adquiridas com a pandemia e técnicas já usadas anteriormente auxiliam a expansão e o gerenciamento de grandes redes
Sabemos que é o olho do dono que engorda o gado e que é a presença diária do empresário que faz seu negócio crescer. Mas e quando nem sempre é possível estar perto e de olho em tudo que acontece? A pandemia e consequentemente o isolamento social acentuaram essa “dificuldade” de manter o controle da empresa, mas também trouxeram novas ferramentas para lidar com essa situação e hoje é natural que o empresário gerencie sua equipe remotamente.
Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede especializada em higienização e blindagem de estofados, precisa contar com a tecnologia para que, dos EUA, onde mora, gerencie sua empresa em franca expansão tanto no Brasil quanto pela Europa e América Latina. “Sempre me preocupei em estar de olho em tudo que acontece com a CleanNew. Como não consigo estar presente na maioria das vezes, a pandemia intensificou o uso de ferramentas alternativas que me auxiliam a continuar a par de todas as coisas, além de ter aprendido a importância de se delegar tarefas, tornando o gerenciamento mais fácil. Mas, para que isso aconteça da maneira que espero, conto com uma equipe de primeira que me ajuda em todos os momentos e aprimoramos nossa maneira de nos comunicar, fazendo do virtual nossa realidade. Com toda essa distância, é preciso manter o pessoal motivado, o que até então está sendo concluído com sucesso”, destaca.
O empreendedor também está apostando no metaverso, mundo virtual que tenta replicar de maneira mais sólida e ‘palpável’ a realidade através de dispositivos digitais, para o futuro. Em constante procura para aprender e entender como essa nova tecnologia funciona, Fritz já busca a compra do NFT, uma espécie de certificado digital que serve para garantir a autenticidade de um arquivo, para a CleanNew dentro do metaverso. Além disso, até o segundo semestre de 2022, o CEO da rede quer que as reuniões semanais com franqueados e colaboradores sejam realizadas neste ambiente. “Usamos todos os meios virtuais para comunicação, mas acredito que vídeo chamadas são distrativas e a atenção fica prejudicada, com essa nova ferramenta que vai revolucionar o mercado digital, conseguimos que as pessoas presentes tenham mais focos, afinal, mesmo que por avatar, estarão presentes em um ambiente. Estamos saindo na frente e agregando a nossa empresa algo ainda muito novo”, conta.
Enquanto esta tecnologia não é implementada, outra maneira de manter o crescimento da rede constante não é um artifício recente que foi herdado da pandemia, mas sim algo que muitas redes utilizam para seguir expandindo: investir em master franqueados para auxiliar na expansão e bom funcionamento da operação. Este será responsável pelo gerenciamento da franquia em uma determinada região, cuidando da expansão à gestão dos franqueados, acumulando, assim, mais responsabilidades.
“Nós pretendemos conquistar todos os cantos do mundo e levar nossa marca para todos os países. Apostando em master franquias conseguimos chegar aos EUA, Europa e América Latina. É importante conhecer bem o perfil do candidato, sua capacidade gerencial e financeira, além do que, o master franqueado deve conhecer bem como funciona o sistema e estar por dentro das leis do país que irá receber a franquia. Então é preciso estar consciente que o processo exige muita dedicação e estudo”, finaliza Fritz.