Leilão de imóveis pode garantir um presentão de Natal com preços mais baixos que o das imobiliárias
Leilão de imóveis pode garantir um presentão de Natal com preços mais baixos que o das imobiliárias
Fotos de: Reprodução / MF Press Global
Quem está à procura de realizar o sonho da casa própria conhece os percalços que se encontram tanto dos preços altos dos imóveis e das restrições de crédito e financiamento que se tornaram uma realidade devido a crise econômica, frustrando os planos de muitas pessoas. No entanto, como alternativa, leilões tem se mostrado uma boa oportunidade de conseguir comprar imoveis a preços bem mais baixos que o praticado pelas imobiliárias.
O especialista Antonio Sato, leiloeiro da Sato Leilões, aponta que a modalidade de leilão se apresenta como uma solução viável para tornar em realidade o sonho da casa própria: “o desconto médio dos imóveis leiloados costuma ficar pelo menos 30% abaixo do valor de mercado. Muitos destes imóveis são colocados à leilão por bancos que receberam os mesmos como forma de quitação de dividas ou retomadas”.
O leiloeiro também aponta que o Natal é uma época que acontecem muitos leilões: “apesar de muitos setores da sociedade entrarem em recesso no fim do ano, os leilões seguem acontecendo normalmente, inclusive na modalidade online. Logo é uma boa oportunidade de fazer bons arremates”.
O que é preciso para fazer bom negócio?
No entanto, Sato alerta que para fazer bom negócio em leiloes é preciso observar alguns itens importantes: “o comprador deve saber que para fazer um bom negócio, é preciso ter paciência e não pode ter urgência. Ou seja, comprar um imóvel em leilão não é para quem deseja sair do aluguel rápido e ir morar em uma casa própria”.
Além disso, o leiloeiro conta que é preciso ter bastante atenção com itens importantíssimos que compõem o leilão: “é preciso avaliar muito bem, ler o edital com muita atenção e visite o imóvel antes de comprar, para ter uma previsão do que será gasto em uma provável reforma. Também é importante verificar se ainda há pessoas morando no imóvel e se será necessária uma ação de despejo. Também é recomendado contratar um advogado para fazer uma varredura nos fóruns e descobrir se há processos correndo contra o antigo proprietário ou o imóvel”.