Lei Geral de Proteção de Dados no recrutamento e seleção de novos profissionais: Headhunter explica sobre a prática
Desde que entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados passou a ser obrigatória em diversos segmentos. Parte da prática que compõem a LGPD nas empresas se inicia no processo de recrutamento e seleção de novos profissionais.
Para Dayandra Sanches, Headhunter e CEO da Advisorh Talent Solutions, “uma das principais mudanças nesse processo é que, além do consentimento do candidato para armazenar os dados pessoais, a LGPD obriga a empresa a usá-los para fins específicos e por tempo determinado, bem como ser clara sobre o motivo de captar determinadas informações”.
Ao realizar o processo de recrutamento e seleção de novos profissionais, gestores e RH, lidam com dados confidenciais dos candidatos, como nome completo, RG, CPF, endereço IP e geolocalização. “A empresa deve agir com transparência sobre o compartilhamento de dados com terceiros, assim como o cumprimento de descarte dos dados fornecidos pelos candidatos, bem como informações sobre o teste de perfil comportamental e de personalidade”.
Sobre a empresa
A Advisorh Talent Solutions é uma empresa de Recursos Humanos, com uma missão originada da necessidade de encontrar profissionais com experiência específicas no setor de mineração. Com sede em Belo Horizonte, nos orgulhamos de sermos profissionais que abraçam os objetivos dos nossos clientes, sem medir a distância até que eles sejam alcançados.