Kraft, Coletivo de artistas cearenses, celebra cinco anos de existência com nova formação e apresenta exposição “Contrapontos Visuais” em cartaz no CCBNB
A mostra reúne a força coletiva de oito artistas, explorando a multiplicidade de abordagens dentro da arte contemporânea.
Os artistas visuais que formam o coletivo Kraft (Aline Basso, Ana Débora Pessoa, Cardoso Júnior, Jeová Siebra, Lia Sanders, Marcos Oriá, Patricia Limaverde e Paola Torres) apresentam, até o dia 17 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste, a exposição “ Contrapontos Visuais”. Cada um desses artistas, com suas técnicas e estilos únicos, constrói uma narrativa visual singular que, ao se unir com as outras, forma um vibrante contraponto estético. Os artistas Cardoso Junior e Ana Débora Pessoa, também assinam a curadoria da mostra.
Nesta exposição coletiva, os artistas exploram a multiplicidade de abordagens dentro da arte contemporânea, revelando suas trajetórias distintas em diálogo constante com o mundo ao seu redor. As obras vão desde a exploração da pintura e desenho até as técnicas como colagem, gravura, escultura e instalações, além da poesia e da música. Essa diversidade, no entanto, não é fragmentada; ao contrário, ela se interconecta em temas comuns, como a relações interpessoais, natureza, memórias pessoais e coletivas, oferecendo ao público uma reflexão profunda sobre o papel da arte em tempos de transformação.
Os visitantes são convidados a explorar essas “conversas visuais”, onde formas, cores e texturas se confrontam e se harmonizam, criando um jogo de contrastes e complementaridades. Kraft: Contrapontos Visuais celebra a liberdade criativa e a convivência entre diferentes perspectivas, propondo um olhar sensível e crítico sobre o universo contemporâneo. Ao caminhar pela exposição, o público terá a oportunidade de imergir na potência do coletivo sem perder de vista a singularidade de cada artista. Mais do que uma mostra de obras, esta é uma experiência sensorial que provoca, instiga e convida à contemplação e ao diálogo com o novo.
Sobre o Kraft – Atelier Coletivo e Espaço Cultural
Criado em 2019 e situado no bairro do Meireles em Fortaleza – CE, o Kraft Atelier Coletivo e Espaço Cultural é um espaço onde a arte transcende o individual para se tornar uma construção coletiva. Fundado com a missão de criar um ambiente que valorizasse a diversidade de vozes e trajetórias artísticas, o Kraft se consolidou como um centro de experimentação e colaboração, fomentando a criação de obras e experiências que refletem a complexidade e a beleza das diferentes perspectivas. Em um mundo onde a cultura visual está em constante mudança, o Kraft oferece uma plataforma onde os artistas são incentivados a ultrapassar limites, misturar estilos e redefinir o conceito de criação.
Visita mediada
No próximo sábado, 07/12 às 10 horas, acontecerá uma visita mediada à exposição, conduzida pelos curadores Cardoso Júnior e Ana Débora Pessoa e com os artistas visuais Jeová Siebra e Marcos Oriá. No momento, acontece também a apresentação da Cordelista e escritora Paola Tôrres. As primeiras 50 pessoas que chegarem, recebem o cordel “Dos Rios de Oxum aos Ventos de Oyá” escrito em homenagem à cantora Maria Bethania. O cordel foi lido por Paola, na solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa concedido pela UFC para a cantora baiana.
Serviço
Exposição Kraft: Contrapontos Visuais, com os artistas Aline Basso, Ana Débora Pessoa, Cardoso Júnior, Jeová Siebra, Lia Sanders, Marcos Oriá, Patricia Limaverde e Paola Torres.
Em cartaz até dia 17 de dezembro de 2024
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste. Rua Conde D’Eu, 560 – Centro.
Visitação de terça a sábado, das 9 às 17 horas.
Gratuita, acessível e classificação livre