“Kite for the Ocean” inicia busca por novo recorde mundial

Iniciativa do movimento Winds For Future que também realiza ação de sustentabilidade com a retirada de 44 toneladas de lixos dos mares

 

Teve início no último dia 25 de agosto, o lançamento oficial do Kite for The Ocean, uma iniciativa do “Winds For Future”, em parceria com vários grupos de Kitesurf, que busca estabelecer um novo recorde mundial a ser registrado no Guinness World Record em 2023. Os velejadores deram o tiro de partida às 13h, na Praia do Cumbuco.

 

Este ano, a ambição é reunir kitesurfistas de todos os cantos do mundo, unindo-os em uma jornada extraordinária de 44 mil quilômetros – equivalente a uma volta completa ao redor da Terra – em prol da saúde dos nossos oceanos. A jornada se estenderá ao longo de 30 dias, entre 25 de agosto e 24 de setembro.

 

Com um fuso horário de quatro horas a menos em relação ao Brasil, o atleta francês Nicolas Bacquet fez, cronologicamente, o primeiro velejo oficial para o recorde, no mar próximo ao canal da mancha. Já com um pouco mais de uma semana do início da contagem, o Kite for the Ocean ultrapassou a marca de 12 mil quilômetros velejados, contando com pessoas do Brasil, França, Paraguai, Holanda e Canadá, Japão, Portugal e Estados Unidos.

 

Um dos mais jovens velejadores é Paulo Henrique dos Santos, um atleta de apenas 9 anos de idade. Seu notável amadurecimento e habilidades excepcionais no kitesurf surpreendem a todos, consolidando-o como uma força a ser reconhecida nas águas e nos círculos esportivos. Comentando sobre sua trajetória, Paulo Márcio, o pai e também treinador, revela: “Acompanho meu filho desde que ele tinha 2 anos, introduzindo-o no surfe e no kitesurf. É raro ver uma criança tão jovem evoluindo com tanta paixão e dedicação. Além de ser pai, sou técnico e instrutor, o que torna tudo ainda mais especial.”

 

Um diferencial desta iniciativa reside na sua abordagem ecológica. A cada quilômetro percorrido pelos kitesurfistas, o projeto “Kite for the Ocean”, em colaboração com parceiros ambientalmente conscientes, compromete-se a remover um quilo de lixo das praias e estuários. Este gesto eco-responsável traduz-se em um total de 44 toneladas de materiais que serão retirados, marcando uma ação de sustentabilidade programada entre agosto de 2023 e maio de 2024.

 

Rômulo Alexandre Soares, co-fundador do Winds For Future, explica que o intuito do recorde deste ano é fazer um movimento de alcance global a partir do Ceará. “Só existe um oceano, global e diverso. Não existe planeta B, só existe esse que vivemos, e nós temos que cuidar dele. Estamos transformando o recorde em uma ação do Ceará para o mundo, em que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode participar. Ano passado tivemos 34 nacionalidades que vieram até o Cumbuco e bateram um recorde. Este ano queremos que um propósito alcance outras praias no Ceará e outros países”, comentou.

 

Inscrições

 

Para participar do movimento global e quebrar mais um recorde mundial, basta entrar no site kitefortheocean.com e fazer a inscrição, que pode ser totalmente gratuita, ou paga, em que o participante receberá um kit com lycra oficial, pulseira, copo eco, certificado Guinness World Records, bolsa estanque, capa de celular à prova d`água, e ainda um voucher para uma t-shirt na Maresia. As inscrições e o velejo de kitesurf podem ser feitos em qualquer lugar do mundo para contabilizar quilômetros em troca de quilos de lixo retirados do oceano, praias e estuários.

 

“O registro dos kms percorridos pelos kitesurfistas será feito a partir do Strava, a maior plataforma de esportes do mundo, com mais de 100 milhões de usuários”, conforme explica a cofundadora do Winds for Future, Mariana Zonari. “Abrimos um clube no Strava e todos os atletas participantes do clube que velejarem e lançarem os seus percursos no Strava, inserindo os registros de GPS, são automaticamente contabilizados para o Guinness World Record”.

 

Evento K4tO e Kiteparade

 

Os últimos dias para somar quilômetros para o recorde mundial serão entre os dias 21 e 24 de setembro, onde acontecerá o  Kite for the Ocean Festival, na praça da Vila do Cumbuco. O evento contará com palestras, seminários, desfiles, gastronomia, rodas de conversas, dentre outras programações que abordam temas ligados a sustentabilidade, cidades costeiras, criativas e inteligentes. Oceano, vento e mudanças climáticas.

 

“Vamos ter pessoas e empresas que dedicam suas vidas para tornar o mundo melhor, juntas, no Cumbuco, a capital mundial dos ventos, um local de muita simbologia para o cuidado com nosso planeta. Queremos que as pessoas venham para cá, pratiquem o esporte, mas acima de tudo, saiam pessoas mais conscientes para com o planeta. Por isso, vamos oferecer toda essa jornada de conhecimento, totalmente gratuito”, explicou Igor Juaçaba, também cofundador do Winds For Future.

 

No último dia do evento, 24 de setembro, ocorrerá a tradicional kiteparade, promovendo “o céu mais colorido do mundo”, com pipas de kitesurf, na Praia do Cumbuco. O dia será dedicado a velejos para contar quilômetros e alcançar a marca de 44 mil, chegando ao recorde mundial.

 

Recorde anterior e placa no Cumbuco

 

O movimento Winds For Future já detém o recorde mundial de maior desfile de kitesurf, com kitesurfistas velejando ao mesmo tempo, no mesmo local. Em 2019, 596 pipas estiveram colorindo o mar da Praia do Cumbuco. Já em 2022, atual Guinness World Record, 884 pessoas, de 6 a 83 anos, de 34 nacionalidades diferentes, desfilaram também na Praia do Cumbuco, estabelecendo o recorde.

 

Para o recorde de 2022, foi inaugurada uma placa de quase três metros de altura na praça da vila do Cumbuco, eternizando o nome de todos que estiveram presentes e participaram do momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar