Julho Neon consolida-se como o mês da saúde bucal no Brasil e tem apoio da rede Hapvida NotreDame Intermédica
Campanha conscientiza sobre a importância do cuidado com o sorriso do brasileiro e a necessidade de democratização do acesso aos cuidados na área. O Brasil possui o maior número de dentistas no mundo e, ainda assim, grande parte da população nunca teve a oportunidade de fazer uma consulta
Um dos maiores patrimônios do brasileiro, o sorriso, é tema da maior campanha de cuidados com a saúde bucal no país. Neste mês, celebra-se o Julho Neon, criado em 2021 para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal, a prevenção de doenças e o tratamento odontológico. A campanha conscientiza sobre a importância do cuidado com o sorriso do brasileiro e tem o objetivo de democratizar o acesso à saúde bucal em todo o país.
O Brasil possui o maior número de dentistas no mundo e, ainda assim, grande parte da população nunca teve a oportunidade de fazer uma consulta. O desafio é grande: segundo a agência de saúde da ONU, somente 45% da população global, ou cerca de 3,5 bilhões de pessoas, combatem cáries, doenças gengivais e outras doenças bucais.
A escolha pelo mês de julho vem por ser um mês de férias escolares e, portanto, por se tratar de um tempo com maior disponibilidade para realizar consultas e tratamentos também nas crianças. Neon foi escolhido por traduzir o sorriso espontâneo e brilhante, que irradia saúde e expressa toda a autenticidade do brasileiro. Além disso, o símbolo do Movimento Salve o Sorriso Brasileiro traz também a cor símbolo da Odontologia, o Grená, como um dos elementos de composição do laço da campanha.
Em três anos, mais de 155 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha, primeiramente idealizada pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog), e, depois, tornando-se um movimento de todos.
“Cuidar do brasileiro é pensar na saúde bucal, que vai muito além da saúde física. Ela tem impactos importantes no âmbito social e na saúde mental. Um sorriso autêntico pode transcender barreiras culturais, linguísticas e sociais, promovendo a inclusão e o sentimento de pertencimento a um grupo. Ele nos ajuda a ter uma comunicação clara e também causa empatia nas diferentes interações. Isso tudo nos ajuda na vida profissional, daí a importância de popularizar o acesso aos planos odontológicos no país”, afirma Jaqueline Sena, vice-presidente da entidade e vice-presidente de Marketing e Odontologia da Hapvida NotreDame Intermédica.
Em cenário nacional, apenas 15% dos brasileiros possuem plano odontológico, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são 32,6 milhões de usuários.
Hapvida possui acesso democratizado
Como uma das apoiadoras da campanha, a Hapvida NDI tem feito sua parte para democratizar o acesso da população à saúde bucal de qualidade. Com 7,1 milhões de beneficiários em planos odontológicos, a companhia tem investido na expansão da rede para chegar a todos os cantos do país. Hoje, em mais de 1.500 municípios, são 22 mil profissionais credenciados, número que compõe os mais de 415 mil dentistas no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
“Somos a única operadora de planos odontológicos, no território nacional, que tem uma agenda integrada de dentistas credenciados de forma internalizada e somos um organismo completo. Basta observar que, para realizar diversos tratamentos médicos, faz-se necessário o cuidado odontológico prévio. Ainda precisamos fortalecer a cultura da realização de consultas preventivas de saúde e odontologia e caminhamos rumo a bons resultados”, ressalta Roberto Passos, diretor nacional da Hapvida Interodonto.