Julho Laranja: Cuidados preventivos contra o bruxismo infantil

O bruxismo não é uma condição exclusiva de adultos, ela também pode se manifestar em crianças, afirma a cirurgiã-dentista Dra. Andrea Melo

O “Julho Laranja” é uma data dedicada a sensibilizar e informar sobre a importância de ter cuidados ortodônticos desde a infância para prevenir diversos problemas dentários.

 

Especialistas alertam que, a partir dos 4 anos de idade, a criança já deve ser levada a consultas com um profissional para ter cuidados mais específicos com a saúde bucal, incluindo a prevenção do bruxismo, um dos problemas dentários que mais afetam crianças, explica a cirurgiã-dentista com PhD em odontologia, Dra. Andrea Melo.

 

“Ele pode afetar muito a qualidade de vida, causando sintomas como dor facial, de cabeça, desgaste dos dentes e problemas no sono, o que leva a mais estresse e ansiedade. Cuidar disso desde a infância pode fazer uma grande diferença no impacto do problema”, explica.

 

O que é o bruxismo?

O bruxismo é a ação involuntária de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono, o que pode causar uma série de problemas, como dores, desgastes dentários, distúrbios do sono, etc.

 

Apesar de ser mais comum enquanto a pessoa está dormindo, ele também pode acontecer durante o dia, conhecido como “bruxismo de vigília”.

image.png
Crianças também podem sofrer de bruxismo (Foto: Reprodução/FreePik)

 

Tratamentos para o bruxismo

De acordo com a Dra. Andrea Melo, responsável por desenvolver um método exclusivo de diagnóstico, tratamento e controle do bruxismo.

 

“É preciso entender a causa principal do bruxismo para fazer o correto tratamento, em crianças por exemplo, é muito comum estar associado a distúrbios respiratórios e uma avaliação das vias áreas se faz estritamente necessária”.

 

“Uma criança que respira mal ou um respirador bucal pode ter diversos problemas de desenvolvimento como consequência”.

 

A importância de tratar o bruxismo infantil

O bruxismo também pode afetar crianças e elas podem sofrer mais com os efeitos desagradáveis da condição, por serem mais sensíveis a alterações do sono e por estarem em fase de desenvolvimento corporal, cerebral e dentário.

 

“Tratar o bruxismo em crianças é muito importante para melhorar a qualidade de vida e evitar problemas no futuro. Em crianças, ele pode prejudicar seriamente a formação dentária e o desenvolvimento geral da criança por afetar o sono, gerar estresse, ansiedade, entre outros problemas. Por isso, o acompanhamento é fundamental”, explica Dra. Andrea Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar