Jovens do Grande Bom Jardim conquistam o segundo lugar no pódio do 31º Troféu Brasil de Karatê em São Paulo
Alunos do pólo esportivo do Instituto Katiana Pena já somam diversos campeonatos nacionais
Gustavo Roger e Robson Araújo celebram a conquista do segundo lugar no pódio do 31º Troféu Brasil de Karatê, realizado em São Paulo. Ambos são alunos do pólo esportivo do Instituto Katiana Pena (IKP), Organização da Sociedade Civil dedicada ao combate à desigualdade social por meio da dança, arte e esporte no Grande Bom Jardim. Os jovens conheceram o esporte através do IKP e já somam mais de cinco anos no Karatê, além de diversas conquistas em campeonatos nacionais.
Na edição deste ano do Troféu Brasil de Karatê, os jovens garantiram o segundo lugar no pódio nas categorias juvenil A e B, respectivamente, representando o Grande Bom Jardim no campeonato. Eles compartilham alguns dos ensinamentos que o esporte trouxe para suas vidas.
Para Gustavo, o Karatê foi responsável por proporcionar disciplina. “O esporte me trouxe disciplina, nele existem lemas que devem ser seguidos dentro e fora do dojo. Na escola, pude perceber também uma melhora nas minhas notas e no meu comportamento. Já o Instituto Katiana Pena me deu a estrutura para que eu me tornasse um bom karateca”, destaca.
Para Robson, a disciplina e a melhora no rendimento escolar são resultados da prática do esporte, e ele já planeja um futuro dentro do Karatê. “É muito bom ver que, aos poucos, estou conquistando tudo que sonhei com muito trabalho, foco, força e dedicação. Meus próximos objetivos são poder dar aulas para as crianças que ainda não conhecem o esporte e ter a chance de ensinar tudo que aprendi durante minha jornada”, compartilha.
Para a diretora geral do IKP, Katiana Pena, a conquista dos jovens em mais um campeonato é motivo de orgulho não só para o Instituto, mas também para toda a população do Grande Bom Jardim. “Nós nos orgulhamos muito de mostrar para a sociedade que a favela tem um grande potencial, e os jovens comprovam isso diariamente. Apesar de todos os desafios, Gustavo e Robson são exemplos da transformação que uma oportunidade pode trazer para a vida desses jovens”, conclui.